Participe do Dia Estadual de Luto contra a violência do Governo Rui Costa

Apresentação1No dia 22 de agosto, ultimo, docentes e estudantes da UESB foram violentamente reprimidos pela segurança governador do Rui Costa (PT) enquanto protestavam em defesa da Universidade e por melhores condições de trabalho e estudo. Para a diretoria da ADUSC, se a tentativa de calar e criminalizar a manifestação da comunidade acadêmica é inaceitável, a agressão física praticada contra os professores merece não apenas repúdio, mas uma resposta política à altura. Para tanto, convoca a categoria docente a participar do Dia Estadual de Luto contra a violência do Governo Rui Costa. Vamos fazer do dia 30 de agosto um momento de luto e luta contra a criminalização dos movimentos sociais.  Nesta manhã, um protesto em Vitória da Conquista denunciou a repressão do governo, cobrou celeridade nas investigações e responsabilização do Estado. Ao longo do dia diversos professores aderiram a campanha na ADUSC, tirando fotos com cartaz de apoio e solidariedade aos docentes e estudantes da UESB e repúdio à este duro ataque à democracia.

Confira abaixo a moção de apoio do Fórum das ADs:

Nota de repúdio do Fórum das ADs aos atos de violência contra os professores e estudantes da UESB

O Governo Rui Costa, mais uma vez usou a truculência para intimidar e constranger a comunidade acadêmica. Professores e estudantes da UESB foram agredidos de forma violenta por seguranças do governador no dia 22.08, ao realizar manifestação pacífica durante a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Vitória da Conquista. A comunidade acadêmica, presente no ato, denunciou o corte de R$ 73 milhões em verbas essenciais das Universidades Estaduais, a falta de concursos e pagamento de terceirizados, além de uma política de permanência estudantil inadequada.

Mais uma vez, os manifestantes foram alvo do autoritarismo e da incapacidade de diálogo do Governo. Professores, professoras e estudantes foram duramente reprimidos fisicamente e com jatos de spray de pimenta. O docente Reginaldo de Souza Silva foi espancado e arrastado pela segurança oficial, desmaiou e precisou ser atendido na UPA. A professora Sandra Cristina Ramos foi covardemente atacada por um segurança do Estado, agredida com um tapa no rosto e ofendida verbalmente com injúrias machistas.

O governo Rui Costa deu mostras de que não respeita qualquer manifestação contrária aos seus interesses e reage de modo truculento quando a população manifesta publicamente sua insatisfação. A violência empregada pelo Estado contra professoras e professores, movimentos sociais, jovens negros das periferias, tem sido a política de segurança pública do governo do PT. É inadmissível que num Estado democrático e de direito a criminalização dos movimentos sociais seja o expediente utilizado pelo governo da Bahia.

O Fórum das ADs – ADUSB, ADUFS, ADUSC, ADUNEB – repudia veementemente a postura do Governo Rui Costa, coloca-se na defesa irrestrita do professor Reginaldo de Souza Silva e da professora Sandra Cristina Ramos e exige que os fatos sejam apurados com rigor e os responsáveis punidos por suas ações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.