CSP-Conlutas: reunião da Coordenação Nacional dá início as comemorações dos 10 anos da Conlutas

Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas realizada entre os dias 19 e 21 de Agosto deu início a campanha de divulgação dos 10 anos da Conlutas. O momento foi celebrado com a exibição de um vídeo que conta a trajetória desde o Encontro Nacional Contra as Reformas Sindical e Trabalhista, em 2004, o embrião daquela Central que deu origem a CSP-Conlutas.

O vídeo resgata momentos importantes do período anterior e posterior à criação da Conlutas em 2006. Como se deu a fundação da Central e o rompimento de diversas entidades com a CUT, por esta apoiar propostas do governo Lula contra os trabalhadores.

As concepções inovadoras da Central, por sua composição juntamente com os movimentos populares, contra as opressões e de juventude também estão presentes no vídeo. A Conlutas nasceu com uma posição classista, combativa, independente, autônoma e internacionalista.

Desta forma se ampliou, se fortaleceu e se consolidou com a criação da CSP-Conlutas, entrando para o cenário e história da luta de classes no Brasil.

Foram convidados a dar depoimentos sobre essa história representantes de entidades que estiveram desde a fundação da Conlutas. Sebastião Carlos (Cacau) pela oposição bancaria, hoje MNOB (Movimento Nacional de Oposição Bancária), Mauro Puerro do Sindicato de Professores de Guarulhos (SP), Eblin Farag do Andes-SN, Marcela Azevedo do MML (Movimento Mulheres em Luta), Janaína Oliveira pela Anel (Assembleia Nacional de Estudantes Livre), Neida da oposição do Cpers (Sindicato dos Professores de RS), Carlos Daniel do Setorial LGBT, Magda Furtado do Sinasefe, Daniela Embon do Luta Popular, Maristela Farias do Quilombo Raça e Classe, Magno Oliveira do Sintups, Luiz Carlos Prates (Mancha) do Sindicato dos Metalúrgicos de SJC, e Zé Maria de Almeida da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais.

Assista o vídeo com os depoimentos:

Uma campanha de divulgação dos 10 anos será realizada neste semestre com encerramento na última reunião da Coordenação Nacional da Central em 2016.

Até lá, a Comunicação da Central pede que dirigentes e ativistas enviem gravação com depoimentos sobre a importância da criação da Conlutas no Brasil.

Fonte: CSP-Conlutas, com alterações

LEIA TAMBÉM

Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas tem debate internacional e campanha contra demissões e perseguição de dirigentes e ativistas

Manhã de domingo é dedicada à aprovação de resoluções e moções na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.