Eleição do Andes-Sn fortalece Movimento Docente

Mais uma vez, docentes de Universidades federais, estaduais, municipais e privadas irão às urnas para eleger a nova diretoria do Andes Sindicato Nacional. As eleições acontecerão, por votação secreta e direta, nos dias 13 e 14 de maio. No pleito, apenas uma chapa, a Andes-SN de luta e pela base, vai concorrer à direção de um dos mais importantes sindicatos no cenário político nacional. Sua contribuição à luta pela universalização da Educação superior pública e gratuita, autonomia das instituições e valorização do trabalho docente tem sido fundamental.  Além disso, em mais de três décadas de existência, participa ativamente das lutas gerais travadas pela classe trabalhadora, a exemplo da redemocratização do país nos anos 80.

Historicamente, o Andes-SN tem se posicionado de maneira combativa e independente de governos, reitores e partidos, mantendo sua coerência histórica na defesa do projeto da Universidade democrática e socialmente referenciada e de uma sociedade igualitária. Nos últimos anos, tem enfrentado com firmeza a política dos governos federal e estaduais e buscado a construção unificada da luta por uma pauta mais ampla que atenda à maioria trabalhadora. Ultrapassando os limites corporativos, o Andes-SN tem contribuído com a elaboração de análises e planos de lutas que envolvem questões para além da Educação Superior.

A única chapa concorrente ao pleito defende, articulando-se com outras categorias de trabalhadores, a proposta de fazer de 2014 o ano da Educação Pública. Das Universidades estaduais baianas, participam os professores Luiz Henrique Blume, da UESC, e Gean Santana, da UEFS, candidatos aos cargos de 1º Secretário e 1º vice-presidente da Regional Nordeste III, respectivamente, e Alexandre Galvão, postulante à vaga de 3º secretário da diretoria nacional. O programa da chapa “ANDES-SN DE LUTA E PELA BASE” pode ser acessado aqui

Fonte: ADUFS-BA, com edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.