Ato unificado marca início de semestre na UESC

WhatsApp Image 2018-03-08 at 11.27.26

O primeiro semestre letivo de 2018 na UESC começou na última segunda-feira (5), e foi marcado por um café com protesto, promovido por professores, funcionários técnicos e estudantes. As atividades tiveram o objetivo de alertar à comunidade acadêmica sobre os problemas que ameaçam a universidade e a necessidade de mobilização das categorias. Restaurante Universitário (RU) de qualidade, creche, residência estudantil e uma Estatuinte transparente e democrática foram algumas das reivindicações apontadas durante o protesto.

5O “Café da Unidade na Luta” ocorreu logo no início da manhã no pórtico da universidade. Na oportunidade foram distribuídos panfletos contextualizando a luta, além das falas no carro de som. Em seguida, representantes do movimento unificado realizaram uma caminhada, com a faixa do protesto, dentro do Auditório Paulo Souto, onde ocorreu a aula inaugural. A iniciativa foi ovacionada pelas pessoas presentes no auditório.

10O pronunciamento da reitoria durante a aula também chamou atenção dos presentes. Adélia Pinheiro abordou o contexto político vivido no país, falou sobre a ameaça à democracia e à autonomia das universidades, e a crise que ameaça a qualidade do serviço prestado. A Reitora ainda alertou à comunidade sobre a necessidade de se manter “atenta e mobilizada”. O posicionamento, até então, se expressava apenas em notas conjuntas do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais Baianas (UEBA) e da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Para o presidente da ADUSC, José Luiz de França, a iniciativa cumpriu o objetivo esperado, tanto por se tratar de uma atividade conjunta entre professores, funcionários técnicos e estudantes, quanto pela mensagem passada. “A fala da reitora também vem num momento importante, ela foi eleita para representar a demanda da comunidade acadêmica, denunciar os ataques é parte disso”, ressalta França. Ele ainda destaca que o governo “Rui Corta” tem sido linha de frente na implementação da política do golpista Temer, informação ausente na fala da gestora.

A ação foi uma iniciativa da Associação de Docentes da UESC (ADUSC), Associação dos Funcionários da UESC (AFUSC), Coletivo Ponta de Lança e Comissão Provisória do Diretório Central dos Estudantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.