Assembleia empossa nova diretoria da ADUSC

Empossada diretoria para  o biênio 2015-2017
Empossada diretoria para o biênio 2015-2017

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (12), tomou posse a nova diretoria da ADUSC para gestão 2015-2017. Na oportunidade, foi feito o balanço pelo então presidente Emerson Lucena sobre a gestão que se encerra, que, em seguida, passou o cargo para o docente José Luiz de França. Discursos emocionados trataram da trajetória do sindicato, dos desafios enfrentados pela gestão 2013-2015, encorajando os que agora assumem a liderança da categoria docente na UESC.

Emerson (a esquerda) se despede. José Luiz (a direita) presidente recém empossado.
Emerson (a esquerda) se despede. José Luiz (a direita) presidente recém empossado.

Em agradecimento a categoria pela confiança na gestão findada, o ex-presidente, Emerson Lucena, falou dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas até então. Segundo Lucena, o saldo mais importante da sua gestão foi a unidade da categoria expressa durante a última greve. “As assembleias lotadas e com decisões quase sempre unânimes, demonstraram a maturidade alcançada tanto pelo sindicato, mas também pela categoria como movimento”, afirmou.

Seguindo o mesmo espírito, o presidente empossado, José Luiz de França, reiterou a importância da última greve, evidenciando a marca histórica que vai carregar a gestão presidida por Emerson Lucena, com a conquista da revogação da Lei 7.176/97. Ele também reforçou o compromisso firmado no período de campanha, de que a gestão, que agora assume, terá como centralidade o fortalecimento da luta interna, a começar pelo processo da Estatuinte e pela transparência na gestão da UESC. Nesse sentido, solicitou aos diretores de departamento que abram espaço em suas plenárias para a participação do sindicato, e se comprometeu em frequentar, também, as reuniões dos conselhos superiores.

Da esquerda para direita, professores Paulo Rodrigues  e Luiz Henrique Blume respectivamente.
Da esquerda para direita, professores Paulo Rodrigues e Luiz Henrique Blume respectivamente.

Os docentes Paulo Rodrigues e Luiz Blume, que assumem a vice-presidência e a secretaria geral respectivamente, também se pronunciaram. Rodrigues, referenciando-se em Nietzsche, usou a figura do “camelo” para lembrar como o trabalho assumido será árduo. Blume destacou a importância da unidade da categoria perante a diversidade de pensamentos, para que seja garantida a defesa de uma educação pública de qualidade, e encerrou a fala com a leitura do poema “É proibido”, de Pablo Neruda.

A chapa empossada também recebeu a saudação do docente Alessandro de Santana e da reitora Adélia Pinheiro. A reitora, após parabenizar a gestão findada e saldar a nova gestão, defendeu o princípio da paridade entre as categorias no processo de reformulação estatutária. Pinheiro afirmou ainda que a UESC não está em condição confortável no que tange a orçamento, como tem sido dito. Segundo ela, não há dívidas, mas o orçamento permanece aquém do demandado para garantia de uma educação pública de qualidade.

Encerrando as saudações, o estudante Davidson Brito, membro do Coletivo Retomada (ANEL), falou da unidade fortalecida durante a gestão findada entre as categorias e transmitiu a saudação da CSP-Conlutas (BA). Ele falou da importância de manter a opção de luta pela classe trabalhadora e de fortalecer a luta n combate as opressões.

A eleição da nova diretoria ocorreu entre os dias 04 e 05 de Novembro e contabilizou 192 votos totais, sendo 189 votos na chapa “DEMOCRACIA E LUTA: em defesa do trabalho docente”, e 03 votos em branco. A chapa é composta pelos docentes José Luiz de França – DFCH (presidente), Paulo Rodrigue dos Santos – DCAA (vice-presidente), Luiz Henrique dos Santos Blume – DFCH (Secretário Geral), Kátia Bonfim C. Guerreiro – DCIE (1ª Secretaria), Carlos Vitório de Oliveira – DCSAU (Tesoureiro), Luciana Santos Leitão – DCIE (1ª Tesoureira), Lucimar Pereira de França – DCB (1ª Suplente) e Maria Aparecida dos Santos Aguiar – DCIE (2ª Suplente).

          A nova diretoria assume a gestão tendo como princípio geral a centralidade da luta do ANDES – SN / 2015: “avançar na organização dos docentes da UESC e na unidade com os movimentos e entidades classistas para enfrentar a mercantilização da educação, combater as políticas neoliberais e defender intransigentemente os direitos dos trabalhadores(as)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.