16 de Agosto: Ato em Itabuna marca o Dia Nacional de Mobilizações e Lutas

Esta terça-feira, 16 de Agosto, é o Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e pela Garantia de Direitos indicado por diversas centrais sindicais do país (saiba mais). A ADUSC se somou à manifestação organizada pelas entidades que compõe o Comitê Local em Defesa da Educação, em Itabuna.  O ato saiu às 9 horas da porta do Colégio Estadual Amélia Amado, no São Caetano, e encerrou às 11 horas na praça Camacã, localizada na avenida cinquentenário.

Durante o trajeto, palavras de ordem, faixas e cartazes denunciavam os ataques dos diferentes governos ao povo trabalhador e ao serviço público. Confira abaixo o texto do panfleto e acesse às fotos através do facebook do Comitê Local em Defesa da Educação, em Itabuna.

13962776_1576422382662228_4012840207003385065_n

Os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras estão sofrendo sérios ataques aos seus direitos, salários e emprego. O governo Temer, com apoio dos prefeitos e dos governadores, dos deputados e senadores quer aprovar ataques que Dilma não conseguiu.

Estão em discussão no Congresso Nacional projetos como: a PEC 241/16 que quer congelar, por 20 anos, o investimento na saúde, educação e previdência social; o PLP 257/16, que propõe parcelar a dívida dos estados em troca de programas de demissões voluntárias, proibições de concursos públicos, a destruição da previdência social e do arrocho salarial dos servidores públicos federais, estaduais e municipais; e o projeto “Escola Sem Partido”, que na verdade representa uma mordaça para professores(as) e um desrespeito a capacidade crítica dos e das estudantes.

Na região e no município de Itabuna, a situação não é diferente. Terceirizados e terceirizadas da saúde e da educação estão perdendo seus empregos e não recebem os salários atrasados. Alguns colégios estaduais de Itabuna, como o Amélia Amado e o CIOMF, paralisaram suas aulas em função dessa situação. Sem contar que há quase 10 anos não ocorrem concursos públicos para rede estadual de educação básica da Bahia. O transporte coletivo é caro e de má qualidade. A EMASA presta um serviço deficiente e, com sua iminente privatização, prepara demissão em massa dos servidores.

Para mudar esta situação e derrotar o governo Temer, os trabalhadores precisam se unir nas lutas, rumo à GREVE GERAL. Por isso, em todo o país, nesse 16 de agosto, as centrais sindicais convocam um Dia Nacional de Lutas. O Comitê Local em Defesa da Educação Pública convida você para fazer parte dessa luta.

EM DEFESA DOS NOSSOS EMPREGOS E DIREITOS. PARA DERRUBAR A PEC 241, O PLP 257 E O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.