Servidores estaduais gaúchos iniciam greve geral

imp-ult-597552368
Em uma histórica assembleia geral que unificou mais de 40 categorias do serviço público estadual do Rio Grande do Sul, realizada na tarde desta terça-feira (18) em Porto Alegre (RS), os servidores gaúchos decidiram entrar em greve por três dias. Eles lutam contra o parcelamento de seus salários, medida promovida pelo governador José Ivo Sartori na tentativa de sanar as contas do estado. A assembleia unificada reuniu mais de 30 mil pessoas.

Antes, muitas categorias realizaram assembleias próprias, nas quais também deliberaram pela greve de três dias, que pode se estender caso não haja uma mudança de posição do governo estadual. O Centro de Professores do Rio Grande do Sul (Cpers – Sindicato), que representa professores e funcionários da educação básica estadual e é o maior sindicato do estado, teve sua assembleia na manhã de terça, reunindo mais de 20 mil pessoas em um ginásio da capital do estado, e também deliberando pela greve.

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, no último mês, o parcelamento do salário dos servidores estaduais e um pacote de ajuste fiscal que inclui a privatização de partes importantes do estado e uma reforma na previdência. Em resposta, os policiais militares convocaram um aquartelamento, e, agora, quase a totalidade dos servidores estaduais gaúchos entraram em greve.

*Com informações de Sul 21 e imagem de Cpers – Sindicato

 

Fonte: ANDES-SN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.