Professores da Uefs, Uesc e Uesb aprovam paralisação para 9 de outubro

Seguindo a indicação do Fórum das ADs, os professores da UESC aprovaram a paralisação das atividades acadêmicas para esta quarta-feira (9), em assembleia realizada no dia 3 de outubro. A mesma decisão foi tomada nas assembleias da categoria na Uefs e Uesb. Na Uneb, por causa da eleição direta para reitor neste mesmo dia, não haverá a paralisação. O objetivo da ação é expor à sociedade a grave situação orçamentária em que se encontram as universidades estaduais, penalizadas ainda mais com os feitos do Decreto 14.710/13.

A expectativa é que as entidades representativas dos estudantes (DCE) e dos técnico-administrativos participem efetivamente do Dia Estadual de Luta, conforme indicou o Fórum das 12, já que há uma defesa unificada em torno da reivindicação de 7% da Receita Líquida de Impostos para as Ueba já em 2014, sendo que daí em diante esse percentual não poderá ser menor e deverá ser revisto a cada dois anos. Esta é uma bandeira que busca garantir a consolidação e a expansão das atividades acadêmicas com qualidade e compromisso social. Na UESC, em assembleia da AFUSC realizada nesta segunda-feira (7), os técnicos-administrativos também aprovaram paralisação para o dia 9.

Pelo relato das assembleias docentes da ADUFS e ADUSB, assim como na assembleia da ADUSC, as falas apontaram para uma enorme preocupação com as condições de desenvolvimento do trabalho docente, pois soma-se a falta de estrutura e materiais didáticos, o desrespeito aos direitos trabalhistas.

Para prosseguir com a campanha de denúncia do Decreto e contra a diminuição de verbas para o próximo ano, pretendida pelo governo petista, a categoria também aprovou a ida à Assembleia Legislativa, dia 10 de outubro, em busca de apoio para uma emenda parlamentar à LOA que proponha os 7% da RLI já. Neste dia, espera-se o agendamento de uma audiência com as Secretarias da Educação, Fazenda e Administração, conforme solicitação protocolada dia 30 de setembro.

Além disso, foram aprovadas uma paralisação em novembro e outra em dezembro, com datas a serem definidas no Fórum das ADs e no Fórum das 12. Outdoors, adesivos e camisas reforçam a campanha de denúncia.

Fonte: ADUFS-BA, com edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.