MD pressiona deputados por emendas no orçamento

Nesta segunda (10), o Fórum das ADs deu continuidade à luta por mais verbas para as universidades estaduais. O(A)s docentes estiveram na ALBA para solicitar uma emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) que garanta 7% da RLI para o orçamento das UEBA. O percentual sinalizado pelo governo para 2014 é de apenas 4,92% é considerado insuficiente por docentes e reitores, e demonstra a falta de compromisso com a Educação Superior do Estado.

O(a)s professore(a)s fizeram passagens em diversos gabinetes de deputado(a)s e protocolaram um documento que solicita o encaminhamento de uma  emenda na LOA que acrescente R$ 430 milhões no orçamento 2014. Além de alcançar o percentual reivindicado pelos docentes, o montante resolveria muitos do problemas como a falta de professores, laboratórios, materiais didáticos, dentre outros,  garantindo a expansão e o funcionamento pleno das universidades.

Destaca-se que, além dos problemas causados pela escassez orçamentária, a Sefaz vem atrasando os repasses do orçamento aprovado para o este ano. A situação tem impossibilitado o pagamento de fornecedores, inviabilizado direitos docentes, comprometido as atividades acadêmicas e atacado diretamente a autonomia universitária. O Fórum das ADs voltará à ALBA na próxima semana, para tomar conhecimento se algum(a) deputado(a) irá encaminhar a emenda para votação.

Ainda na segunda-feira (10), o Movimento Docente esteve na Sec para cobrar o agendamento de uma reunião com o governo afim de discutir o documento de denúncia da crise orçamentária, assinado pelo Fórum das ADs e Fórum de Reitores. O coordenador da Codes, Nildon Pitombo, agendou a reunião para o dia 29 de outubro entre reitores, SEC, SERIN e SAEB. Até o momento não houve confirmação por parte do governo da participação do Movimento Docente. O coordenador do Fórum das ADs, Marcos Tavares, entrou em contato com a Codes para reivindicar a presença do(a)s professore(a)s na reunião e ainda não obteve resposta. O coordenador também solicitou posicionamento político do Fórum de Reitores sobre a possível retirada do(a)s docentes das negociações.

*Foto: Murilo Bereta

Fonte: ADUSB, com edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.