ADUSC comemora aniversário da entidade e dia do professor com debate e confraternização

No dia 26 de Outubro próximo, a Associação de Docentes da UESC, sessão sindical do ANDES-SN, comemora 21 anos de existência e lutas. Sua combatividade e compromisso com a valorização do professor e com a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada certamente fez parte dessa trajetória.

Não seria diferente neste momento, em que as políticas governamentais impõem à categoria docente não somente uma condição precarizada de trabalho, mas um produtivismo exacerbado, que muitas vezes acarreta no individualismo e adoecimento. E é contra esta lógica, que deturpa o papel social da universidade e retira do docente a autonomia para execução de suas atividades de forma plural, democrática e com qualidade, que se ancora a nossa luta.

O nosso horizonte não se limita ao reconhecimento profissional. Vislumbramos a possibilidade de produzir conhecimentos que repercutam numa sociedade justa e igualitária, de formar profissionais-cidadãos, atendendo as demandas sociais de forma saudável e prazerosa. Mas esta luta, expressa pelo Movimento Docente através de suas campanhas por maior investimento para educação, melhores salários, valorização da carreira, dentre outras construídas de forma democrática pela base e garantindo a autonomia do movimento, rema na contramão de um sistema que tem se fortalecido e estruturado suas ferramentas.

O papel exercido pela mídia burguesa na cobertura das mobilizações dos últimos meses tem mostrado a grande parte da população àquilo que já reconhecemos ao longo de nossa história. De forma mais expressiva ela vem reproduzindo a selvageria da lógica capitalista, sua hegemonia arrogante e seus falsos pressupostos civilizatórios, manipulando informações e criminalizando o(a)s lutadores e seus métodos indiscriminadamente.

Assim, “A comunicação e as lutas sociais” será o tema do debate promovido pela ADUSC, na próxima quarta-feira (24), ás 16h, no espaço CEU. Com exposição da diretora do ANDES-SN e representante do sindicato nacional no FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Cintia Xavier.

Festejar as conquistas ao longo desses 21 anos de ADUSC é realimentar as esperanças que nos movem. Por isso, após o debate que deve apontar estratégias que reforcem a comunicação nas lutas sociais e intensificar a luta pela democratização da Comunicação, haverá a confraternização docente, com boa música e jantar. Vamos celebrar também o Dia do(a) Professor(a), profissional de grande importância na construção de um saber livre e democrático,  fundamental para a transformação da sociedade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.