Forum das ADs se reúne com CODES para debater quadro docente, orçamento e GT carreira

O Fórum das ADs e o ANDES-SN reuniram-se com o chefe da Coordenação para o Desenvolvimento da Educação Superior (CODES), na última segunda-feira (29). A reunião foi agendada na quinta-feira (25), e também é resultado das negociações com o governo, concluídas em junho deste ano. No entanto, há uma hora e meia do horário marcado a CODES informou o cancelamento do encontro. Em resposta, os docentes, que já se encontravam em Salvador, se fizeram presentes no local e horário agendados, e conseguiram garantir a reunião.

Na oportunidade foram pautadas a situação do quadro docente e orçamento das UEBA, e a criação do grupo de trabalho para discutir possíveis alterações no Estatuto do Magistério Superior (GT carreira), para o qual, uma primeira reunião ficou agendada para o dia 30 de Setembro, ás 14 h.

Quanto ao quadro docente, as ADs lembraram que a situação atual do quadro de vagas é prejudicial tanto para expansão das UEBA, quanto na garantia do direito do docente em progredir na carreira, chegando, em alguns casos, a esperar até um ano. Evasivo, o coordenador da CODES, Nildon Pitombo, informou que “o Estado está buscando recursos para destravar a pauta de promoção e progressão da carreira docente”, mas o valor do investimento ainda não foi definido.

Ainda sobre o assunto, Pitombo informou que a CODES está realizando um estudo para solucionar os problemas de insuficiência de docentes nas UEBA por quatro anos, e que deve ser entregue em setembro deste ano.

Na reunião, os docentes também questionaram a escassez e os atrasos na liberação de recursos financeiros do estado às UEBA. Na UESC, assim como na UESB e UNEB,o pagamento de fornecedores, bolsitas e terceirizados estão sofrendo com atraso constantemente. Neste sentido, o Fórum das ADs reiterou a reivindicação por orçamento mínimo de 7% da RLI, com revisão percentual a cada dois anos e valor sempre superior ao ano anterior, e alertaram ao governo da campanha que será intensificada agora no segundo semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.