Audiência pública na UESC debate intolerância religiosa e igualdade racial

IMG_9560A Audiência Pública sobre Intolerância Religiosa e Igualdade Racial no Sul da Bahia acontecerá no dia 08 de agosto, das 09 às 17 horas, no Auditório Paulo Souto.  O evento é promovido pelo Laikos, programa de extensão do curso de Direito da UESC,  em parceria com o Comitê Permanente e Independente Contra a Violência de Estado (Salvador), da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Sepromi) e do Núcleo de Estudos Afro-baianos Regionais (Kàwé).

Segundo a coordenadora do programa Laikos,a professora Saskya M. Lopes, a iniciativa se justifica nos casos reiterados de violação do direito constitucional de liberdade religiosa e de culto e de igualdade racial nesta região. Neste sentido, estão convidados estudantes, professores e representantes de organizações da sociedade civil interessada, do eixo Ilhéus-Itabuna e das demais comunidades do Sul da Bahia para debater, expor e requerer soluções para os casos de intolerância religiosa e/ou violência racial sofrida ou de seu conhecimento.

Entre os diversos casos de violação ao direito de culto, de liberdade religiosa, de violência racial e institucional nesta região, são citados os da ialorixá Bernadete Souza, em 2010, militante do movimento negro e coordenadora do assentamento Dom Helder Câmara; do babalorixá Fabrício Leal, em 2013, ambos em Ilhéus; e o assassinato do menor de 15 anos Jackson Antonio de Souza, em 2013, filho de militante do movimento negro, membro da Casa do Boneco, em Itacaré.

Fonte: UESC, com edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.