Fórum das ADs discute e prepara mobilizações em defesa dos direitos trabalhistas

IMG_4917Em meio ao atual cenário de retirada de direitos e necessidade de organização da classe trabalhadora, aconteceu na última sexta-feira (24) uma reunião do Fórum das Associações Docentes do Estado da Bahia. O espaço fez uma avaliação da recepção do Governo do Estado à pauta dos docentes no último encontro ocorrido com os seus representantes (leia mais) e analisou a conjuntura estadual e nacional. Fez parte da discussão também a Campanha de Mídia 2017 e a preparação de um conjunto de atividades e iniciativas de mobilização para o mês de Abril.

O calendário de lutas do Fórum estará articulado com as pautas nacionais e locais. A agenda será fechada na próxima reunião, que já foi apontada pelos docentes para o dia 11 de Abril em Salvador. Contudo, já constam na movimentação datas importantes vinculadas ao calendário do ANDES e da CSP Conlutas, como o dia 28 de Abril, que será o dia da paralisação geral, convocado de forma unitária pelas centrais sindicais.

Do ponto de vista local, as reinvindicações estão relacionadas às medidas do governo Rui Costa frente às universidades estaduais e aos direitos trabalhistas (promoção e progressão), mais especificamente na questão do investimento e custeio das universidades, ausência de recomposição salarial e mudança do regime de trabalho dos professores. Está prevista para o dia 18 de Abril um dia estadual de luta e mobilização do Fórum das ADs.

Lançamento da Cartilha “Não à Reforma na Previdência e ao Prevbahia!”

Além da impopular Reforma na Previdência proposta por Michel Temer (PMDB), os servidores públicos da Bahia também estão sob a iminência de um grande ataque na previdência social proposto pelo governador Rui Costa (PT), que é o Prevbahia. Na última terça-feira (14), os deputados da Assembleia Legislativa, que são da base governista, aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 22.059/16, que torna automática a adesão dos novos servidores públicos a esse regime. Por decisão do FAD haverá recurso na justiça em função dessa ação arbitrária do governo.

Para Milton Pinheiro, coordenador do Fórum das ADs, o Plano de Previdência Complementar (Prevbahia) segue a mesma lógica da Reforma na Previdência de Temer e faz parte de um conjunto de ataques dos governos aos direitos dos trabalhadores. O Fórum se põe veementemente contrário a essa medida desde o princípio e apostará no próximo período na luta e a conscientização da categoria através de ciclos de debates, mobilizações, paralisações e principalmente o lançamento da cartilha do Fórum das ADs sobre Prevbahia e a Reforma na Previdência, que será trabalhada nas universidades com todos os docentes e comunidade acadêmica.

Para acessar a cartilha clique aqui.

Fonte: Fórum das ADs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.