Empossada nova diretoria da ADUSC

A nova diretoria da ADUSC para o biênio 2013-2015, “ADUSC DE LUTA E PELA BASE”, tomou posse na ultima quinta-feira (13), em uma assembléia marcada por muita emoção.

Durante a cerimônia, o professor Carlos Vitorio, presidente da gestão anterior relatou algumas conquista da categoria durante o período em que esteve à frente da ADUSC. O destaque foi dado à vitoriosa campanha salarial que garantiu a incorporação do restante da CET ainda em 2013 e um reajuste de 7,12% no salário base em 2014. Vitório agradeceu o apoio da base e dos demais companheiros de gestão, e desejou sucesso a nova diretoria.

Empossado, o presidente da nova gestão, Emerson Lucena, lembrou a importância de um sindicato combativo e com respaldo na base, num contexto em que se amplia o sucateamento da universidade e a precarização nas condições de trabalho. Para tanto destacou o perfil da nova gestão, “Além de paritária entre os gêneros (com quatro mulheres e quatro homens), a nova gestão também conta com o encontro entre gerações do Movimento Docente. Temos a experiência e a inovação de mãos dadas para garantir fortalecimento da luta”.

O professor Marcelo Lins, que segue como secretário geral na nova gestão, reforçou o papel essencial e indispensável que a ADUSC, o ANDES-SN e a CSP-Conlutas ocupam na luta de classes e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Fazendo referência às mobilizações dos últimos meses, que apontou claramente uma crise de representações e a descredibilidade gerada pela atuação de alguns sindicatos e partidos, demonstrou a satisfação em fazer parte de entidades verdadeiramente classistas.

O professor Valter Silva, que estava em plantão na sede do ANDES-SN, em Brasília, encaminhou uma correspondência parabenizando a nova gestão em nome do sindicato nacional. A nova diretoria recebeu ainda a saudação dos participantes da assembléia, como o professor José Luiz (DFCH), que resgatou o papel histórico do Movimento Docente em defesa de uma Universidade socialmente referenciada. Como exemplo, citou a estadualização da FESP e o progresso no próprio orçamento da universidade, que apesar de insatisfatório, ocupa o patamar atual graças às lutas da categoria, em conjunto com os movimentos de estudantes e funcionários.

Neste sentido, a ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes Livre) também esteve presente, parabenizando a nova diretoria e ressaltando a importância da unidade entre os trabalhadores e a juventude “reafirmamos nosso compromisso com a luta por maior orçamento para universidade, que também expressa a luta em defesa de uma universidade pública gratuita e de qualidade”. O MML (Movimento Mulheres em Luta) saudou a nova diretoria, 

agradeceu a parceria do sindicato na luta feminista e classista e reforçou o convite a base feminina da ADUSC a se integrar ao movimento.

Após assembléia, os professores participaram de uma confraternização para marcar o início de um novo tempo na ADUSC.

Confira abaixo a composição da nova diretoria

Presidente: Emerson Lucena (DCB)

 Vice-presidente: Roque Pinto (DFCH)

 Secretário Geral: Marcelo Lins (DFCH)

 1ª Secretária: Luciana Leitão (DCIE)

 Tesoureira: Nairan Caldas (DCS)

 1ªTesoureira: Viviane Souza (DCS)

Suplentes: Maria Neuza de Oliveira (DCIE) e Marcos Neves (DCET)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.