Docentes da UESC discutem autonomia universitária e agendam mobilizações

Em reunião aberta, ocorrida ontem (28), o Comando de Greve da UESC finalizou a avaliação da proposta de Lei Substitutiva da 7.176, encaminhada pelo Governo no último dia 20. As análises foram feitas a partir dos debates ocorridos na segunda-feira (25), em uma aula pública com professores, estudantes, e com a presença do Procurador Jurídico da UESC, José Messias Batista.

Os professores, Luana Rosário e Guilhardes Júnior, do curso direito da UESC, apresentaram um quadro comparativo dos textos, sinalizando de forma didática as possíveis alterações. Foi um estudo preliminar, que ainda precisa ser amplamente discutido e adequado, já que se trata de uma luta histórica do Movimento Docente, para garantir maior autonomia para as Universidades.

As associações de docentes das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UESC; UNEB; UEFS e UESB) se reunirão na próxima segunda-feira (01), para unificar a proposta de alteração realizada em cada AD. Essa sistematização será encaminhada para análise e deliberação com a categoria, através das assembleias em cada Universidade, e então, apresentadas ao Governo, no dia 16, como contraproposta da minuta. A data foi solicitada pelo Movimento Docente, para que haja tempo para os estudos e discussões necessárias sobre a Minuta de Lei 7.176.

Mais:

A partir da ação dos professores em defesa da categoria, rejeitando a proposta rebaixada do Governo, que propôs o remanejamento de apenas 20 vagas para cada Universidade, (número que não responde aos direitos garantidos no Estatuto do Magistério Superior), os representantes de Rui Costa farão discussões internas para elaborar nova proposta. O Movimento Docente solicitou que uma nova reunião seja agendada antes do dia 16 de junho.

ASCOM ADUSC

CONFIRA AGENDA GERAL: Junho de 2015 

COMANDO DE GREVE: Segunda (01/06) –  A partir das 08 horas, café da manhã + passagem na universidade para convite ao “Cinegreve”. Exibição de filme + debate.

FÓRUM DAS ADs: (01/06) – Reunião do Fórum das ADs, na ADUNEB Salvador

Compatibilização da PL referente à 7.176 entre as ADs para levar às Assembleias.

– Reunião com a comissão de organização do ATO (até 3 por ADs).

COMANDO DE GREVE: Terça (02/06) – 14h – Reunião do comando de greve – ADUSC.

COMANDO DE GREVE: Segunda (08/06) – 14h. Reunião do comando de greve – ADUSC

FÓRUM DAS ADs: (10/06) – Ato Público em Salvador com concentração às 09h.

FÓRUM DAS ADs: Assembleias entre 11 e 12/06 – Pautar o PL e supostamente um resultado de reunião com o governo, caso haja no período.

FÓRUM DAS ADs: (15/06) – Reunião do Fórum das ADs, às 14 horas na ADUNEB Salvador

Até então o ponto de Pauta seria a compatibilização da proposta do PL, a partir do que as Assembleias aprovarem.

FÓRUM DAS ADs: (16/06) – Reunião com o governo para tratar do PL, às 09 horas na SEC.

 

 

 

 

 

 

 

 

ASCOM ADUSC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.