Conselho aprova calendário acadêmico sem interrupção de aulas

1O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), reunido na última sexta-feira (06), aprovou a atualização do calendário acadêmico de 2016 sem a interrupção das aulas durante o mês de janeiro. Dessa forma, o semestre 2016.2 segue até o dia 07 de março. Com discussão acalorada, a proposta da reitoria foi aprovada por 41 votos sob 18 votos para proposta de suspensão das aulas no mês de janeiro. 2

A diretoria da ADUSC apresentou à presidência do Conselho uma proposta alternativa ao calendário elaborado pela reitoria, com férias de trinta (30) dias a contar do dia 11 de janeiro. O Presidente do sindicato, Prof. José Luiz, reiterou o posicionamento da categoria docente deliberada em Assembleia, realizada em dezembro último, alegando os transtornos sociais e pedagógicos que sofrem professores e estudantes, quando se trata de desenvolver atividades de ensino-aprendizagem nesse período.

O professor caracterizou a ocupação estudantil da universidade como parte de um ascenso de lutas nacional contra a série de ataques do governo federal sobre o serviço público e os direitos dos trabalhadores; lembrou que a universidade, durante o movimento “OCUPA UESC”, não parou suas atividades, que apenas a graduação interrompeu plenamente o ensino. Também destacou que boa parte dos estudantes da instituição aproveita o mês de janeiro para trabalhar em cidades turísticas, como em Itacaré.

3As defesas da proposta da reitoria apontaram que a interrupção das aulas faria com que o calendário de 2017 se prolongasse até fevereiro de 2018, bem como acarretaria grande transtorno aos estudantes concluintes e que almejam participar de seleções em programas de pós-graduação. Entretanto, os argumentos não consideraram que parte significativa das universidades do país também está rediscutindo seus calendários, uma vez que estiveram ocupadas e/ou com greve docente. Além disso, mesmo que se considere a urgência em regularizar o calendário acadêmico equiparando-o ao calendário civil, problemas, como o atraso de bolsas e falta de transportes das prefeituras das cidades circunvizinhas, contribuirão para risco de desistência do semestre ou abandono de disciplinas.

Com a atualização aprovada, o calendário letivo de 2017 terá seu início em 07 de abril, com o fim do primeiro semestre em 11 de agosto. O segundo semestre de 2017 tem previsão de início em 05 de setembro e de término em 13 de janeiro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.