Atos pelo Fora Temer tomam as ruas de Itabuna e Ilhéus no 7 de Setembro

“FORA TEMER!” é o coro das ruas de diversas cidades do Brasil desde que o governo Michel Temer assumiu efetivamente a presidência da República, em 31 de Agosto. As manifestações consideram o governo Temer ilegítimo e o impedimento da presidenta eleita Dilma Rousseff como uma manobra parlamentar, apoiada por elementos jurídicos e midiáticos. Também denunciam o aprofundamento das medidas de ajuste fiscal, que atacam direitos da classe trabalhadora, como o PLP 257/16, a PEC 241/16, e as contrarreformas da Previdência e trabalhista.

fora temer eventoItabuna e Ilhéus também receberá os protestos no dia 7 de Setembro, que tem a organização espontânea de jovens estudantes, trabalhadore/as, feministas, movimentos de Negros e Negras e LGBTs. Em Itabuna, o protesto terá concentração a partir das 10 horas, no Jardim do “Ó”, e seguirá pelo trajeto do desfile cívico junto com o “Grito dos/as Excluídos/as”. Ao final, os/as manifestantes realizarão uma cultural na praça Olinto Leone (saiba mais). Em Ilhéus, o ato terá concentração a partir das 9 horas, na praça do Teatro Municipal (saiba mais). 

Grito dos/as Excluídos/as

O Grito dos/as Excluídos/as chama a atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social no país. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, organizados ou não em movimentos, trazem à luz o protesto e os anseios por mudanças. Este ano, o Grito dos/as Excluídos/as chega a sua 22ª edição com o lema nacional: “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”.

Neste sentido, a presença dos atos pelo “Fora Temer” no Grito dos/as Excluídos/as é muito simbólico. O impedimento da presidente Dilma é também uma medida “desse sistema” capitalista, que em momento de crise precisa acelerar os ataques aos direitos do povo para repor seus lucros.  Se o desemprego e o custo de vida já estava crescendo, agora a “exclusão”, a “degradação” e a “morte” serão ainda mais fortes.

14141633_1582642675373532_2030591491743430549_n

A ADUSC também fará parte do Grito dos/as Excluídos/as, compondo pelo segundo ano consecutivo o Bloco da Educação. O “Bloco” é uma iniciativa  do Comitê em Defesa da Educação Pública de Itabuna, uma frente ampla, aberta à participação de movimentos sociais, sindicais, populares, estudantis e independentes (saiba mais). Neste sentido, a diretoria da ADUSC convoca os associados a se somar ao protestos neste momento tão importante para defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores.

Confira a Nota do ANDES-SN sobre o Fora Temer

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.