Ato pelo fim violência de gênero nos transportes faz parte da agenda de mobilização da ADUSC

No próximo dia 15 de junho, diversos coletivos feministas e entidades de classe do sul da Bahia realizarão um ato público com panfletagem e intervenções teatrais sobre o abuso sexual contra a mulher em transporte coletivo. O ato integra a ação “Mexeu com uma mexeu com todas”, e acontecerá no ponto de ônibus da Praça Camacã, em Itabuna, a partir das 11 horas.

 Após o ato em Itabuna, a ação se estende para uma audiência pública sobre violência contra a mulher na Assembleia Legislativa da Bahia.  Na oportunidade será entregue uma carta de reinvindicações onde o movimento aponta a necessidade de campanhas educativas, formação de funcionários da segurança pública em questões de gênero e a ampliação e o aparelhamento das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, visto que as poucas DEAMs existentes não funcionam à noite nem nos finais de semana. A audiência ocorrerá no dia 16 de junho, às 9h, no Plenarinho da ALBA.

A ação “Mexeu com uma mexeu com todas” foi motivada pelo assédio sexual ocorrido esse ano contra a professora Luana Rosário, que acordou com as mãos de um agressor no seu corpo em uma viagem de Salvador para Itabuna em um ônibus da Águia Branca. O episódio ocorrido com Luana não é um fato isolado, a violência sexual em transporte coletivo é um dos reflexos do machismo, que gera essa e outras formas de violência, a partir de uma ideia enraizada de que o corpo da mulher é propriedade dos homens.

O Comando de Greve da ADUSC fará parte da mobilização e convida demais associados a fazer parte desta. Confira abaixo a agenda da semana:

15/06 | 11 horas – Ato pelo fim da violência de gênero nos transporte | 14 horas – Reunião do Comando de Greve

16/06 – Participação no CONSEPE | Reunião com o Governo para discussão da contraproposta ao PL 7176/97 | Twittaço #ABahiaQuerResposta

18/06 – Aula pública “Pátria Educadora” em parceria com o Departamento de Ciências da Educação (DCIE)

Fonte: #MexeuComUmaMexeuComTodas , com edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.