Assembleia docente pauta conjuntura de lutas nas UEBA e elege delegado para o 59º CONAD

Com o indicativo de greve aprovado desde abril, o Movimento Docente da UESC também aponta para o endurecimento de suas ações contra o governo. Na assembleia convocada para a eleição do delegado para 59º CONAD, realizada na quinta-feira, 7 de agosto, a campanha orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) também foi pautada nos informes. Os entraves impostos para promoção, contratação de docentes aprovados em concurso e a negativa para o PL da Desvinculação também ganharam destaque.

Crise nas UEBA e PL da Desvinculação

Para os presentes na assembleia as tentativas da categoria para garantir o diálogo com o governo em torno do sucateamento imposto pela escassez orçamentária das Universidades já chegaram ao limite. Diversas paralisações e atos públicos conquistaram a suplementação de mais de R$ 18 milhões para as quatro instituições, aplicados principalmente na verba de pessoal. No entanto, os problemas estruturais acumulados nos últimos anos se agravaram com a redução do orçamento destinado ao custeio e investimento de 2014, que sofreu uma queda de 12 milhões em relação a 2013.

Soma-se a isto, a negativa para o PL da Desvinculação, que destravaria as filas para promoção, e a falta de perspectiva para contratação de professores para ocupar as vagas disponíveis, visto os concursos que encerram seus prazos sem a contratação dos aprovados. A situação imposta as UEBA foi denunciada via protocolo pelo Fórum das ADs, que durante reunião realizada no dia 31 de Julho, ultimo, encaminhou pelo fortalecimento da unidade com as demais categorias durante o mês de agosto e a construção de uma greve de advertência a ser aprovada pelas assembleias em setembro.

Saiba mais sobre a reunião do Fórum das ADs

Veja o documento de denúncia protocolado pelo Fórum das ADs no dia 15 de julho.

A assembleia docente também encaminhou para a assessoria jurídica da ADUSC a entrada num processo jurídico relativo à efetivação do pagamento das promoções já aprovados internamente, para garantir o cumprimento do direito trabalhista da categoria.

59º CONAD

Entre os dias 21 e 24 de agosto ocorrerá em Aracaju o 59º Conad (Congresso do Conselho do ANDES-SN). A Adusc levará, segundo deliberação em assembleia, Emerson Lucena como delegado e como observadores, Luiz Henrique Blume e Maria Aparecida de Aguiar. O 59º Conad tem como tema central Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública.

Caderno de Textos do 59º Conad foi divulgado no dia 18 de junho. O documento, encaminhado às Seções Sindicais para reprodução e utilização como subsídio às discussões da categoria, tem o papel de socializar debates e formulações da categoria, além de auxiliar na construção das sínteses necessárias ao movimento docente para o próximo período de lutas e mobilizações.

Confira o Anexo ao Caderno de Textos, aqui.

*com informações do ANDES-SN

Fonte:  ADUSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.