Assembleia da ADUSC aprova paralisação para a próxima sexta-feira (28)

Os professores da UESC se somarão a paralisação das diversas categorias de servidores públicos baianos, que acontecerá nesta sexta-feira (28), contra a aviltante proposta de Reajuste Linear (RL) apresentada pelo Governo Wagner, na ultima quinta-feira (20). Em assembleia realizada nesta quarta-feira (26) a categoria aprovou uma ampla panfletagem no campus durante a quinta-feira e a construção de uma atividade em conjunto com servidores técnicos no dia da paralisação. Ainda na sexta-feira, representantes do funcionalismo estadual se reunirão em assembleia em Salvador, e a categoria docente será representada pelo Fórum das ADs.

A paralisação é contra os projetos de lei (veja aqui) encaminhados pelo governo a Assembleia Legislativa , e que não repõem a inflação calculada em 5,91%, pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), com data base em 1º de Janeiro. Ao contrário, prevê um reajuste dividido em duas parcelas, sendo 2% retroativo a janeiro, com pagamento em abril, e 3,84% a partir de Setembro, sem retroatividade.  Na tentativa de repetir o ataque imposto ao funcionalismo público do estado em 2013 (veja aqui) Jaques Wagner só reforça o caráter truculento e desrespeitoso de seu governo para com os trabalhadores baianos.

MOBILIZAÇÃO

Desde as primeiras reuniões realizadas este ano, o Fórum das ADs vem cobrando do governo que respeite o direito do funcionalismo público quanto à reposição da inflação e que não prolongue ainda mais as perdas salariais dos servidores. Ainda neste mês, foi publicada na imprensa uma nota (veja aqui) a esse respeito.

Neste sentido a diretoria da ADUSC considera salutar a iniciativa de paralisação das demais categorias, e reforça o papel das bases para que estas evitem que as diretorias de seus sindicatos venha a assinar um acordo escuso, como ocorreu em 2013. “Vivemos numa conjuntura propícia às lutas, e não podemos deixar que essa manobra do Governo afete mais uma vez os trabalhadores da Bahia. É preciso que funcionalismo baiano tenha os Garis do Rio como exemplo, e atropelem as direções governistas caso seja necessário”, afirma Emerson Lucena, presidente da ADUSC.

Um comentário em “Assembleia da ADUSC aprova paralisação para a próxima sexta-feira (28)”

  1. Parabéns aos companheiros e companheiras da direção da ADUSC por se posicionar firmemente contra mais esse ataque absurdo do Governo Wagner contra o funcionalismo e os serviços públicos. Estarei lá na assembléia da FETRAB próxima sexta, junto com os (as) companheiros(as) da educação básica e as diversas categorias dos servidores, para exigir que a APLB não assine o acordo e convoque imediatamente uma assembléia. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.