ADUSC protesta contra ataques do governo Rui Costa (PT) durante posse da reitoria

A cerimônia de posse da reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para gestão no período de 2016 a 2020 ocorreu nesta quarta-feira (3), no Auditório Paulo Souto. ADUSC esteve presente, mas numa conjuntura tão adversa às Universidades Estaduais Baianas (UEBAs), e sabendo que não teria direito à fala, decidiu não compor a mesa. Aproveitando a presença do vice-governador, João Leão, e do Secretário de Educação da Bahia, Oswaldo Barreto, realizou um protesto com faixas e panfletos. A ação teve forte apoio expresso por palmas prolongadas dos presentes.

Docentes abordaram o Vice-Governador, João Leão, e o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto.
Docentes abordaram o Vice-Governador, João Leão, e o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto. Foto: ADUSC

Ainda no Foyer do auditório, o Movimento Docente (MD) distribuiu a carta elaborada pelo Fórum das ADs com os 10 motivos para repudiar o governo Rui Costa (PT). O presidente da ADUSC, José Luiz de França, também abordou o Secretário de Educação e o Vice-Governador para manifestar a indignação da categoria. França repudiou a aprovação do pacote de maldades, o corte ilegal aos adicionais de insalubridade, dentre outros ataques aos direitos trabalhistas e ao serviço público.

O secretário de educação, Oswaldo Barreto, manteve o silêncio de conivência que tem marcado sua trajetória no governo petista. Já o governador em exercício, João Leão, se comprometeu em agendar uma audiência entre o executivo e o Fórum das ADs. Para diretoria da ADUSC um compromisso imperativo.  “Ao ser questionado pelos docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante ato em Vitória da Conquista (leia aqui) o governador Rui Costa demonstrou total despreparo para gestão pública e desconhecimento do funcionamento das universidades públicas”, afirma França.

04
Faixas denunciam crise orçamentária das UEBA, corte da insalubridade e o não pagamento do reajuste linear. Foto: ADUSC

Cumprindo o ritual de cerimônia os representantes de Estado foram chamados para compor a mesa. Em seguida, foi convidado também o presidente da ADUSC que seguiu em conjunto com demais membros da diretoria e associados da base que, à frente do palco, levantaram duas faixas em protesto. Na continuidade do protesto os manifestantes seguiram pela lateral do auditório com as faixas abertas e foram aplaudidos ao longo de todo o trajeto.

O Presidente da ADUSC, que já havia parabenizado a reitora Adélia Pinheiro antes da cerimônia, não retornou para compor a mesa. Segundo José Luiz, não teria sentido uma participação figurativa nesse momento difícil em que vive as UEBA. “Desde o primeiro mandato, a gestão da professora Adélia e do professor Evandro levanta a bandeira de uma universidade de excelência, que significa a defesa da qualidade, da autonomia, da democracia e da ética. Entretanto, a excelência sonhada e desejada por todos nós encontra-se extremamente ameaçada num contexto gravíssimo de crise orçamentária vivido pelas UEBAs, e de ataque aos direitos dos servidores. Como parte desta comunidade afetada, precisávamos fazer essa denúncia”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.