V Encontro sobre Saúde do Trabalhador debate produtivismo e adoecimento docente

Os motivos que motivam ou determinam o adoecimento docente, entre eles a pressão do chamado produtivismo intelectual, e as formas de combatê-lo serão debatidos no V Encontro do ANDES-SN sobre Saúde do Trabalhador, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, na Universidade Federal de Fortaleza (CE).

Durante os três dias de encontro, os participantes irão discutir temas como as políticas institucionais produtivistas, o combate à precarização das condições de trabalho, a insalubridade e a periculosidade, a privatização do espaço público, as consequências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a retirada de direitos dos servidores na aposentadoria com o fundo de pensão Funpresp.

De acordo com Maria Suely Soares, diretora do ANDES-SN e da coordenação do Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSS/A), o produto do debate será socializado para toda a categoria, para ampliar a conscientização dos docentes acerca da temática. “Os frutos dessas discussões também servirão para ajudar a as ações que serão discutidas e deliberadas no 33º Congresso, referentes ao combate ao adoecimento docente e a precarização das nossas condições de trabalho”, comenta.

Maria Suely ressalta importância da participação dos professores no encontro para fortalecer a luta em defesa da saúde do trabalhador docente. “Quanto mais a gente tiver consciência de que problema não é individual e que só vamos conseguir combate-lo se o enfrentarmos coletivamente, mais chance teremos de resgatar a essência do fazer acadêmico, que envolve ter tempo para pensar, refletir e respeitar a cadência necessária para o desenvolvimento do saber, função essencial da Universidade”, destaca.

Confira aqui a programação completa e sugestões de hospedagem.

 

Fonte: ANDES-SN

Um comentário em “V Encontro sobre Saúde do Trabalhador debate produtivismo e adoecimento docente”

  1. Senhores,
    Parabenizo às Associações e Sindicatos a iniciativa e dedicação na direção de pesquisas e produções sobre a saúde do trabalhador docente. Manifesto meu interesse sobremaneira pelo tema e temática.
    Durante 14 anos na Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos tenho atentado para esse contexto. Também estou finalizando projeto de pesquisa longitudinal na UESC que aborda dados sobre o agravo à saúde de profissionais nas instituições de ensino superior.
    Entretanto, no mesmo período do evento estarei tomando posse no Conselho Regional de Psicologia, Bahia, em Salvador, não estarei presente.
    Assim, peço-lhes participar de quaisquer encontros locais que tratarem do assunto, como docente, docente da UESC e filiada a AFUSC (ainda que pouco participe das nossas assembléias).
    Lembro também que, anteriormente, me apresentei como interessada em integrar o grupo de estudos correlato.
    Agradeço o retorno.
    Abraços.
    Eurisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.