Universidades em greve mostram força em ato público e governo muda o tom da negociação

Um forte ato público organizado pelo Movimento Docente (MD), com apoio de estudantes e técnicos administrativos, mostrou nas ruas de Salvador a força da greve nas Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). O protesto realizado na manhã de quarta-feira (10) antecedeu a reunião entre o Fórum das ADs e governo, que teve início no mesmo dia às 15 horas. Pressionados, os representantes do Estado apresentaram a proposta de suplementação orçamentária para alteração no quadro de vagas.

Ato Público

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no ato realizado na região próxima ao Iguatemi em Salvador, para informar a população sobre a situação de Crise enfrentada nas UEBA. O protesto teve início às 9 horas, com a panfletagem de uma carta aberta à comunidade entregue a pedestres e, durante o fechamento do sinal, aos motoristas.

Em seguida, o protesto seguiu em caminhada pela Avenida ACM em direção a Avenida Tancredo Neves entoando palavras de ordem como “Trânsito parado, Rui Costa, você é o culpado”. Além das faixas e cartazes, foram feitas falas no carro de som explicando a população os motivos que levaram a deflagração da greve.

Negociação

Foto: Ascom ADUSB
Foto: Ascom ADUSB

No período da tarde, em reunião com os representantes docentes, o governo insistiu na proposta de remanejamento de apenas vinte vagas como forma de proporcionar as promoções. Os docentes reiteraram a posição das assembleias de rejeição a tal proposta e ressaltaram a repercussão do ato, como exemplo da disposição do movimento grevista para o enfrentamento. Com isso, garantiu do governo uma nova proposta de suplementação orçamentaria e a possibilidade de alteração do atual quadro de vagas que possa solucionar o problema das promoções.

A preocupação agora é garantir que o governo aprove o conjunto das demandas e garanta as promoções, progressões, e o fluxo em andamento. Sobre a mudança de regime de trabalho, foi dito que os processos deveriam ser de compromisso das reitorias, mas que a pauta entraria no cronograma de debates, juntamente com a ampliação do orçamento destinado às Ueba.

A próxima reunião entre os governos e o Fórum das ADs será realizada na terça-feira (16). A expectativa é de que o Fórum de Reitores esteja presente a fim de esclarecer a afirmativa do chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Wilton Cunha, de que a crise orçamentária seria responsabilidade das más gestões.

Fonte: Ascom ADUSC

Foto Painel: Elvis Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.