Histórico

O início da década de 90 é marcado pela “re-estadualização” da UESC ocorrida em dezembro de 91. Em 1992, após um período de paralisação das atividades na UESC, um grupo de docentes resolveu lançar uma chapa para renovação da diretoria da APRUNI – Associação dos Professores Universitários de Ilhéus e Itabuna, entidade representativa da categoria na época, tendo cumprido um papel importante na história do movimento docente regional.

Dentro desse panorama, a diretoria eleita para a APRUNI tinha várias missões importantes a desempenhar, dentre as quais destacamos: retomar a organização docente na UESC; inserir a entidade no movimento docente estadual e nacional, e transformar a APRUNI numa seção sindical do ANDES/SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. A Diretoria que assume tem a seguinte composição: Raimunda Assis – Presidente; Salvador Trevisan – Vice-presidente; Leila Mororó – Secretária Geral; Ferdinand Martins – 1º Tesoureiro; José Rodrigues – 2º Tesoureiro.

Esse é um período bastante profícuo para a UESC, ocorrendo discussões acerca da CARTA CONSULTA e da tentativa de implementar a estadualização de fato na instituição, com a elaboração do regimento e estatuto universitários. A UESC estava sob a direção de um reitor pró-tempore, Prof. Altamirando Marques, que tinha a incumbência de tomar todas as medidas necessárias ao processo de estadualização. Infelizmente isso não ocorreu, uma vez que o reitor alegava que a lei que criou a UESC era incompleta, pois não definia a composição dos seus Conselhos Superiores. Em 1995 a Assembléia Legislativa do Estado aprovou uma nova lei (6.898/95) que reorganizou a Universidade, incluindo aí a composição dos Conselhos. No mesmo ano ocorria a primeira eleição para reitor, tendo sido eleita a Prof. Renné Albagli que tomou posse no ano seguinte.

Do ponto de vista do movimento docente, após um intenso trabalho da diretoria e corroborado pela categoria era criada a ADUSC – Associação dos Docentes da UESC, em assembléia histórica ocorrida no dia 23 de outubro de 1993. É importante ressaltar aqui o apoio dispensado pela Diretoria do ANDES/SN por intermédio da Regional Nordeste III. Nesse período estavam à frente do movimento pessoas como a profª Eveline Gonçalves, Sérgio Guerra e tantos outros, além da assessoria jurídica do Dr. Mauro Menezes. O apoio das nossas co-irmãs ADUFS, ADUSB e ADUNEB também foi fundamental para a construção da nossa entidade.

Em 1994, tomava posse a primeira diretoria da entidade, com mandato para o biênio 94-96, composta pelos seguintes membros: Ferdinand Martins – Presidente; Moema Cartibani – Vice-Presidente; Olívia Lisboa – Secretária Geral; Valdir Mesquita – Tesoureiro; Marlene Dantas – 1º Secretária; Wanderlei João – 1º Tesoureiro.

De lá para cá, a nossa entidade teve mais sete gestões:

No biênio de 96-97, a ADUSC foi presidida pelo Prof. Décio Tosta de Santana (96) e Moema Cartibani (97) – Vice-presidente, tendo a profª. Clarice Gonçalves como Secretária Geral, o profº. Augusto Marcos Oliveira como 1º Secretário, a profª. Rita de Cássia Curvelo como Tesoureira e a profª. Maria Aparecida Aguiar como 1ª Tesoureira. Nessa gestão, a professora Moema Cartibani assumiu a presidência da ADUSC, em 1997, substituindo o professor Décio Tosta Santana, que saiu para concorrer ao cargo de Diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

Em 1998, a ADUSC ganhava a sua terceira diretoria. Eleitos para o biênio 1998-2000, os novos membros tiveram seus cargos empossados em 17.04.1998. O profº. Lourival Pereira Júnior tornava-se o presidente; a profª. Anatércia Lopes – Vice-Presidente; o profº. Lino Arnulfo Cintra – Secretário Geral; o profº. João Manuel Afonso – 1º Secretário; o profº. Adão Luis Gomes Ornelas – Tesoureiro e, compunham o cargo de suplentes, os professores José Luis França Filho e Djalma Eutímio Carvalho.

Para o biênio 2000-2002, seguiam tais membros: o profº. Ferdinand Martins da Silva – Presidente; o profº. Davidson de Magalhães Santos – Vice-Presidnete; a profª. Divani Queiroz Alves – Secretária Geral ; o profº. João Manuel Afonso – 1º Secretário; Adão Luis Gomes Ornelas – Tesoureiro e o profº. Valdir farias Mesquita – 1º Tesoureiro.

Na quinta gestão, biênio 2002-2004, a ADUSC foi presidida pelo profº. Elvis Pereira Barbosa, juntamente com o profº. Wagner Duarte José, Vice-Presidente. A Secretaria Geral era composta pela profª. Cláudia Martins Moreira, tendo como 1º Secretário, o profº. Flávio Lourenço P. Lima. Na tesouraria, os responsáveis eram a profª Maria Aparecida S. de Aguiar (Tesoureiro) e o profº Djalma Eutímio Carvalho (1º Tesoureiro). Como suplentes, estavam os professores Flávio Pietrobon Costa e Valério Andrade Melo.

Em 22.12.2004 tomavam posse para a nova diretoria a profª. Maria Aparecida Santos de Aguiar – Presidente; o profº. Lís Leduíno de Salles Neto – Vice-Presidente; a profª. Karla Santos Ramos – Secretária Geral; o profº. Luis Henrique dos Santos Blume – 1º Secretário; o profº. Roque Pinto da Silva Santos –  Tesoureiro; o profº. Djalma Eutímio de Carvalho – 1º Tesoureiro e o profº Carlos Vitório de Oliveira e a profª. Mª Olívia Lisboa Almeida – Suplentes.  Esses membros compuseram a gestão do biênio 2004-2006.

Em 2007, a ADUSC ganhava novos professores para sua diretoria. O profº Marcos Rogério Neves – Presidente; Maria Neusa de Oliveira – Vice-Presidente; a profª. Kátia Vinhático Pontes – Secretaria Geral; a profª. Daniela Galdino – 1ª Secretária; o profº Elias Lins Guimarães – Tesoureiro; Marlene Dantas – 1º Tesoureiro e Francisco Bonfim e Emília Peixoto Vieira – Suplentes.

Na gestão seguinte (2009-2011), integraram a Associação os professores Valter Silva (presidente), Carlos Vitório (vice-presidente), Augusto Oliveira (secretário geral), Maria Neusa (tesoureira), Francisco Bonfim Júnior (1º tesoureiro), Marcos Neves (1º secretário),Rita Curvelo e Elvis Barbosa (suplentes).

No biênio de 2011-2013, Carlos Vitorio de Oliveira (Presidente), Roque Pinto da Silva Santos (Vice Presidente), Luiz Henrique dos Santos Blume (Secretário Geral), Marcelo Lins (1º Secretário), Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena (1º Tesoureiro), Marlene Dantas (2º Tesoureiro), Helga Dulce Bispo Passos (Suplente), Edelson Silva Reis (Suplente)

No biênio 2013-2015, assumiu a gestão os docentes Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena (Presidente), Roque Pinto da Silva Santos (Vice Presidente), Marcelo Silva Lins (Secretário Geral), Luciana Santos Leitão (1º Secretári0), Nairan Moraes Caldas (Tesouriro), Viviane dos Santos Souza (1º Tesoureiro), Maria Neusa de Oliveira (Suplente 1), Marcos Rogério Neves (Suplente 2).

A gestão atual, empossada aos doze dias de Novembro para o biênio 2015-2017 é composta pelos docentes José Luiz de França – DFCH (presidente), Paulo Rodrigue dos Santos – DCAA (vice-presidente), Luiz Henrique dos Santos Blume – DFCH (Secretário Geral), Kátia Bonfim C. Guerreiro – DCIE (1ª Secretaria), Carlos Vitório de Oliveira – DCSAU (Tesoureiro), Luciana Santos Leitão – DCIE (1ª Tesoureira), Lucimar Pereira de França – DCB (1ª Suplente) e Maria Aparecida dos Santos Aguiar – DCIE (2ª Suplente).

Durante o breve período de sua existência, a ADUSC tem se mostrado uma entidade combativa na defesa dos interesses dos docentes da UESC, bem como da universidade pública, gratuita e de qualidade. Tem tido uma participação efetiva em eventos ligados aos trabalhadores em geral e procurado firmar-se hoje como uma entidade de referência nesta região do nosso estado.

Durante o breve período de sua existência, a ADUSC tem se mostrado uma entidade combativa na defesa dos interesses dos docentes da UESC, bem como da universidade pública, gratuita e de qualidade. Tem tido uma participação efetiva em eventos ligados aos trabalhadores em geral e procurado firmar-se hoje como uma entidade de referência nesta região do nosso estado.

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