Milhares de pessoas saem as ruas em Ilhéus e Itabuna

Com cerca de 5 e 7 mil pessoas nas ruas, respectivamente, as manifestações  devem continuar esta semana com o reforço das entidades do Espaço de Unidade de Ação

Na ultima quinta-feira (20), Itabuna e Ilhéus viveram momentos históricos, quando milhares de pessoas saíram às ruas para demonstrar seu descontentamento com as tarifa e qualidade do transporte municipal nas duas cidades. Os manifestantes também se juntaram ao coro das manifestações em todo o país, dizendo não as políticas de precarização dos serviços públicos e propostas de retrocesso na legislação brasileira.

Itabuna

Manifestação em itabunaEm Itabuna, o ato saiu da Praça do São Caetano por volta das 15horas, com um número estimado de 7 mil participantes.

Os manifestantes fizeram uma parada em frente à prefeitura onde afirmavam “Se a passagem aumentar, Itabuna vai parar!”. Naquele momento, uma comissão de entidades representativas protocolou a pauta de transporte e agendou uma reunião com o prefeito Claudivane Leite para a próxima terça-feira (25), ás 9 horas, conforme deliberado nas duas manifestações anteriores da pauta, nos dia 7 e 14 de junho.

Em seguida, a manifestação caminhou em direção ao Jardim do Ó, tomando a Avenida Cinquentenário com cartazes que iam além das revindicações de transporte, como o rechaço a PEC 37 e a presença de Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos, e a exigência de mais investimento para os serviços públicos. O ato seguiu pacificamente até o final da Avenida Juracy Magalhães, encerrando-se por volta das 18 horas.

O movimento volta a se reunir nesta terça-feira (25), ás 18 horas, no térreo da Câmara Municipal de Vereadores, quando avaliará o desempenho da reunião com o prefeito e encaminhará os próximos passo.

Ilhéus

Manifestação em IlhéusEm Ilhéus, o movimento começou por volta das 15 horas, com concentração em frente ao Teatro Municipal. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes no ato, com cartazes e faixas que denunciavam a extensão da pauta de reivindicações.

Saindo da praça, os manifestantes fizeram uma parada em frente à Sede Administrativa Municipal, o Palácio Paranaguá. Lá, também exigiram do prefeito melhorias no serviço municipal de transporte.

O movimento caminhou pacificamente até a Ponte do Pontal e encerrou suas atividades por volta das 19 horas. Uma nova manifestação está programada para esta semana, com data a confirmar.

Esta quinta-feira (27) é Dia Nacional de Luta pelas reivindicações dos trabalhadores
O Espaço de Unidade de Ação, núcleo que articulou a grande marcha em Brasília no dia 24 de abril, vem participando das diversas mobilizações em todo país, e considera que as vitórias referentes ao serviço público de transporte podem ser apenas as primeiras de muitas outras conquistas da classe trabalhadora.

Para tanto a CSP-Conlutas, o ANDES-SN e as demais entidades que compõe o Espaço de Unidade de Ação, convocam seus sindicatos, movimentos populares e estudantis a organizarem um dia de luta em todo país, no dia 27 de Junho. A orientação é fazer greves, paralisações e manifestações de rua, seguindo as pautas conforme for adequado para cada região, garantindo a organização da luta e envolvendo o máximo de entidades e organizações que queiram lutar.

O Espaço de Unidade de Ação propõe como pauta: menos recursos para a Copa e para as grandes obras / mais recursos para a saúde educação / plano de obras para construir moradias populares, hospitais e escolas; redução do preço da tarifa de transporte e melhoria da qualidade / implantação da tarifa social ou tarifa zero / estatização dos transportes coletivos; congelamento dos preços dos alimentos e das tarifas públicas; aumento dos salários para compensar a inflação; reforma agrária; menos dinheiro para os bancos e mais recursos para políticas sociais como os 10% do PIB para a educação pública, já e pagamento do piso nacional dos educadores / para isso suspender o superávit primário e o pagamento da dívida externa e interna para bancos e especuladores; redução da jornada de trabalho; fim do fator previdenciário / recomposição do valor das aposentadorias / anulação da reforma da previdência de 2003; defesa do patrimônio público / contra as privatizações e os leilões do petróleo / contra o PL 092 que privatiza o serviço público / revogação da EBSERH que privatiza os hospitais; contra a precarização do trabalho e o PL 4330, das terceirizações; contra a corrupção / contra a PEC 37; contra a repressão, a violência policial e a criminalização das lutas e organizações dos trabalhadores.

Trata-se aqui de uma plataforma base, que pode ser acrescida de demandas que estejam faltando, ou mesmo ser utilizada de forma parcial, de modo a focar nas questões concretas de cada categoria ou setor social.

*Com informações do ANDES-SN

Fotos: Fiscais Grapiúna e Ilhéus 24h, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.