Governo responsabiliza ‘um reitor’ pelo atraso na discussão da ampliação do quadro de vagas

Com um atraso de mais de dois meses, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, recebeu o Fórum das ADs, na última segunda-feira (3). Após a reunião do dia 29 de outubro do ano passado, ele havia se comprometido a realizar um encontro em novembro para dar continuidade à discussão sobre a ampliação do quadro, a desvinculação das vagas às classes, o orçamento de 2014 e o GT Carreira. A única novidade dessa reunião foi a definição da criação do Grupo de Trabalho que vai discutir possíveis alterações no Estatuto do Magistério Superior, cuja composição será tripartite (governo, ADs e reitores) e seu regimento será apreciado no dia 18 deste. Além disso, nesse mesmo dia, deverá ser agendada nova reunião, desta vez com a presença das Secretarias da Administração, Planejamento e Relações Institucionais, para discutir o orçamento das Ueba para 2014.

A Codes recebeu as ADs com mais de dois meses de atraso

A Codes recebeu as ADs com mais de dois meses de atraso

 

Entretanto, quanto ao Projeto de Lei (PL) a ser enviado à Assembleia Legislativa (Alba) e que ampliaria o quadro de vagas e a desvinculação das mesmas às classes, para surpresa dos representantes das ADs, Pitombo informou que não havia nenhuma novidade sobre a minuta devido à “solicitação de um reitor” que pretendia fazer uma “discussão com o Movimento Docente da sua Universidade” e, por isso, o andamento da minuta foi suspenso. Ao ser questionado sobre esse encaminhamento e sobre qual reitor havia feito esta solicitação, mais uma vez, o coordenador foi bastante evasivo e confuso.

No entendimento do Fórum das ADs, que desde maio do ano passado reivindica pressa no envio do PL, dada a gravidade da situação (fila nas promoções e falta de vagas para concursos), o comportamento do coordenador da Codes desrespeitou os acertos anteriores, feitos inclusive com a participação do Fórum de Reitores, que também tem cobrado do governo uma solução para o problema. Diante da postura escorregadia de Nildom Pitombo, ao se negar a entrar em detalhes sobre o “reitor” autor do inusitado pedido, o Fórum das ADs definiu por agendar uma reunião com o Fórum de Reitores a fim de que tal situação seja devidamente esclarecida.

“Faltam professores para assumir as demandas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, muitos não conseguem a promoção na carreira em função da carência no quadro. O MD exige uma resposta concreta para esta situação, já que a ampliação do quadro de vagas depende da elaboração de um projeto de lei por parte do Executivo”, denunciou Elson Moura, coordenador da Adufs. “A expectativa, agora, é que tudo seja esclarecido e a elaboração da minuta seja imediatamente retomada para que o PL seja enviado com brevidade à Alba”, concluiu.

Fonte: ADUFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.