Fórum das ADs discute novas ações por orçamento e quadro de vagas

10732690_701139126642031_500882026_o

Realizada nesta segunda-feira (13), a reunião ordinária do Fórum das Associações Docentes (ADs) foi sediada pela ADUSC. Na oportunidade, as representações docentes das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) avaliaram o andamento das negociações em torno da pauta orçamentária e do quadro de vagas e indicaram uma nova agenda de atividades até dezembro. A reunião contou ainda com a presença do Professor Luiz Henrique Blume, representado a regional NE III do ANDES-SN.

Dentre os avanços da negociação, os professores destacaram o incremento orçamentário de 7,8 milhões. Este representa 50% do valor anunciado desde Maio, e liberado sobre pressão da greve de advertência, com ocupação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Os 2,7 milhões referente à UESC, possibilitaram atender parte da demanda por novos professores e liberar algumas das promoções e progressões retidas. Entretanto, o valor é insuficiente diante da demanda acumulada, além de não contemplar as rubricas de investimento e custeio.

A possibilidade de ampliação no quadro de vagas também foi apontada pelo governo durante a “Semana de Mobilização e Luta”. Segundo informações da CODES, a Nota Técnica do quantitativo encontra-se em negociação entre SEC e SAEB, mas deve ser anunciada ainda esta semana. Este tema, assim como o PL da Desvinculação e o orçamento 2014/2015 deve ser novamente continuará sendo tema de cobrança do Movimento Docente.

Para dar continuidade a pressão sobre o governo, as ADs discutiram ainda uma agenda de atividades que contemplam ampliação da denuncia com campanha de mídia, mobilização interna e externa a universidade, fortalecimento da unidade com as demais categorias e audiência pública na ALBA. Os docentes também cobrarão um posicionamento público dos reitores, que como gestores precisam agir de forma mais incisiva em defesa das universidades.

A data marcada para Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública, indicada como encaminhamento do Encontro Nacional de Educação para 28 de Outubro, está entre as primeiras atividades. Na oportunidade as ADs promoverão panfletagem nos campi das quatro UEBA concomitante a demais atividades que se adéquam a rotina de cada universidade. Os docentes reivindicam orçamento mínimo de 7% da Receita Líquida de Imposto, com correção a cada dois anos, e ampliação do quadro de vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.