Evento promove articulação regional em torno dos Planos Municipais de Educação

Foto: Flávio Rebouças
Foto: Flávio Rebouças

O Fórum de Debates: As Políticas e as Reformas Educacionais no Contexto Atual promoveu no dia 07 de Outubro, mais uma importante discussão na UESC. Coordenado pela Prof. Maria Neusa de Oliveira (DCIE) o evento teve como tema “Plano Nacional de Educação (PNE) – Articulando os Planos Municipais de Educação nos Municípios da Região”. Além do apoio da ADUSC, o evento contou com a participação expressiva de gestores da educação, professores e movimentos sociais da região de abrangência da UESC.

A mesa de abertura foi composta por representações da Reitoria, Pró-reitoria de Extensão, do Departamento de Ciências da Educação, FORSEC, UNCME, UNDIME e ADUSC. Em seguida, o Prof. Dr. Roberto Leher (UERJ) abordou o tema “PNE: do plano que temos ao plano que queremos”. Segundo Leher, o novo PNE apresenta derrotas crescentes para o projeto público de educação, como a responsabilização da escola por suas deficiências, o aprofundamento da meritocracia, além de oficializar o repasse de verba pública para o setor privado. Neste sentido é urgente que não apenas os planos municipais se contraponham a este problema, mas que os diversos atores se articulem e mobilizem a sociedade por um Sistema Nacional de Educação que assegure uma educação pública de qualidade social.

Confira aqui a palestra na integra

Pela tarde, a Prof.ª Luzinete Lyrio (PROAM/SEC-BA) tratou do processo de elaboração/ adequação dos Planos Municipais de Educação a partir do novo PNE, com uma exposição seguida de debate. Já na Conferência de encerramento, coube a Profª Gilvânia Nascimento (UNCME nacional) abordar o papel dos Conselhos Municipais de Educação neste processo.

Para o Prof. Marcos Neves, diretor e representante da ADUSC no evento, o “Fórum de Debates” vem cumprindo um papel crucial nos seus 17 anos de existência. Um exemplar projeto de extensão, que garante a articulação entre pesquisadores e demais atores, internos e externos a universidade, em torno do debate sobre Políticas Públicas de Educação. Neste sentido, afirma a satisfação da ADUSC, como sessão sindical do ANDES-SN em participar como apoiador deste evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.