Diretório Acadêmico de História promove debate sobre as lutas do Povo Tupinambá de Olivença

Tendo como tema “Demarcação, Já!” o debate promovido pelo Diretório Acadêmico (DA) de História – Índio Caboclo Marcelino pretende esclarecer a comunidade acadêmica quanto à luta indígena Tupinambá e ampliar o seu apoio. A atividade dará continuidade à jornada de atos realizada em Olivença, entre os dias 25 e 29 de Setembro, em decorrência do adiamento do V Seminário/Trajetória Índio Caboclo Marcelino.

participaramAs atividades realizadas em Olivença contaram com a visita a Escola Indígena Tupinambá de Olivença, a uma aldeia indígena, dentre outras ações que culminaram com a “XIII Caminhada Tupinambá em Memória dos Mártires do Massacre do Rio Cururupe e à Caboclo Marcelino”. O evento contou com a presença de pesquisadores e professores locais e de outros estados, indígenas Tupinambás e de etnias de outras regiões no país, além de movimentos sociais de todo o Brasil e de outros países.

Na mesa de abertura, lideranças locais e de etnias de outros estados relataram a luta constante do povo indígena e denunciaram os entraves politiqueiros para retomada de suas terras. Um dos exemplos citados foi da tribo Pankararu, em Pernambuco. Segundo Liderança presente no evento, apesar da coquista legal do território, os indígenas encontram resistência de posseiros, insuflados pelo assessor de um dos deputados da região, com propriedade no território demarcado. Sobre o assunto, caciques, anciãos e jovens, reiteraram em suas falas a urgência do Governo Federal, em respeito à Constituição de 1988 e ao parecer dos órgãos responsáveis, agilizar o processo de demarcação, evitando assim, maior sofrimento, e a continuação dos massacres a esse povo.

Outro destaque nas falas foi o papel exercido pela mídia regional, que ao invés de informar a população sobre o processo liderançashistórico dessas lutas, veicula as informações de forma a criminalizar os indígenas, ameaçando até mesmo, as relações cotidianas deste povo com a sociedade como um todo. Neste sentido, o debate promovido pelo DA Índio Caboclo Marcelino cumprirá um importante papel, de ampliar o conhecimento público sobre as reais questões que envolve os conflitos territoriais da região.

O Debate “Demarcação, já!” acontece nesta quinta-feira (03), ás 16h, no CEU (Térreo do Pavilhão Adonias Filho), e é aberta a comunidade acadêmica e externa como um todo. A ADUSC reafirma seu apoio ao Povo Tupinambá e conclama os seus associados a participarem do debate, fortalecendo esta Luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.