Debate aponta democratização da comunicação como instrumento da luta docente

O bloqueio e parcialidade midiática, enfrentados de forma recorrente pelo Movimento Docente (MD) ao tentar dar visibilidade a suas campanhas, ficaram evidentes durante a cobertura das lutas sociais dos últimos meses. Assim, a comunicação como serviço público e a luta por sua democratização deram a tônica do debate em comemoração ao Dia do(a)s professore(a)s e aos 21 anos de lutas e conquistas da ADUSC. O tema foi exposto pela diretora e representante do ANDES-SN no Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC), Cíntia Xavier.

Segundo Cíntia, o imaginário social da realidade continua fortemente influenciado pela TV e Rádio, que segundo estudo recente do Instituto Perseu Abramo (IPA), são as principais fontes diárias de informação, representando 82% e 69,2% da população, respectivamente. A representante do FNDC lembrou que os meios de comunicação estão concentrados nas mãos de poucas famílias, que controlam ao mesmo tempo rádio, TV, jornal e internet, e se relacionam direta ou indiretamente com políticos. Aspectos como estes, somados a falta de regulamentação e a defasagem da legislação, que já tem 50 anos, perpetuam a manipulação das informações e a falta de pluralidade nos debates da mídia hegemônica.

A reação popular

A luta pelo fim do monopólio do Rádio e da TV também foi pautada durante a onda de manifestações iniciadas em junho. A insatisfação popular também foi apontada no estudo do IPA, no qual 71% dos entrevistados se disseram ser a favor de mais regras na definição das programações veiculadas pelas emissoras de televisão.

Neste sentido, o FNDC lançou, durante o mês de Agosto, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) da Mídia Democrática, que conta com amplo apoio do ANDES-SN e cuja coleta de assinaturas já está sendo realizada na sede da ADUSC. Cíntia destacou o papel da categoria docente no fortalecimento do debate e na campanha pela coleta de assinatura. Segundo ela o PLIP é uma ferramenta importante na luta pela democratização da comunicação, fruto da maturação das propostas aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação de 2009 e discutidas entre movimentos sociais, sindicais, juristas e acadêmicos.

3Para o Professor José Luiz de França, “o debate deixou evidente que, se o sindicato quiser avançar na luta pela defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada, precisa se preocupar com o debate da comunicação interna e externamente”. A atividade, promovida pela ADUSC, aconteceu na última quinta-feira(24), e contou com a participação de docentes, estudantes e do reitor em exercício, Evandro Freire, que saudou o(a)s docentes e o sindicato, desejando longos anos de lutas e conquistas para categoria.

Informações mais completas sobre o PLIP estão disponíveis no site da campanha “Para expressar a liberdade”.

Confraternização

Ainda como parte da programação comemorativa pelo Dia do(a)s Professore(a)s e do aniversário da ADUSC, o debate foi seguido de um coquetel embalado pela boa música da Banda Pastilhas Coloridas.

O presidente da ADUSC, Carlos Vitório, saudou todos e todas presentes na celebração,  parabenizando pelo importante papel da categoria na contribuição para formação de profissionais cidadãos e lembrou a história de lutas do sindicato. “Entre lutas, batalhas e conquistas, a ADUSC conseguiu completar seu 21º aniversário reafirmando a importância de um sindicato que LUTA por uma Universidade Pública, gratuita, laica, socialmente referenciada, qualificada e com melhores condições de trabalho e ensino para todos os docentes e corpo técnico-administrativo”, afirmou.

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