33º Congresso lança 53ª edição da Revista Universidade e Sociedade

A 53ª edição da Revista Universidade e Sociedade, que tem como tema Dimensões da luta: vozes da rua e as reflexões da universidade, foi lançada durante a plenária de abertura do 33º Congresso do ANDES-SN, realizada nesta segunda-feira (10), em São Luís, no Maranhão.

“Em todos os eventos que apresentamos uma nova edição, temos o orgulho de ter a Revista como um filho que tem uma trajetória própria. Trabalhamos durante seis meses em cada edição, e quando ela começa a ser distribuída e vai para as bases, vemos que tem vida própria e imortal, assim como são as palavras”, afirmou o 3º secretário do ANDES-SN, Rondon de Castro, membro da Editoria Executiva da 53ª edição, durante o lançamento. “No jornalismo se diz que a notícia de hoje embrulha o peixe amanhã. Não é o caso da Revista”, complementou.

De acordo com o diretor do ANDES-SN, a edição é composta por artigos que abordam as manifestações que marcaram o ano de 2013. “Temos artigos baseados, principalmente, nas jornadas de junho, em que a população foi às ruas. Vimos a necessidade de a universidade se posicionar para saber o que está acontecendo e fazer uma reflexão sobre este novo fato levando à discussão, porque possivelmente teremos novas jornadas este ano”, ressaltou.

Castro destacou ainda a qualidade dos artigos publicados. “Os artigos enviados para a Revista demonstram a qualidade dos companheiros e professores das universidades, que participam das atividades, para o futuro da nossa sociedade. Estamos trabalhando para a construção de uma universidade melhor e mais adequada para a sociedade”.

Sobre a capa da 53ª edição, ilustrada por um conjunto de corujas, o diretor do ANDES-SN explicou: “optamos pelo simbolismo da coruja, cujos olhos vermelhos demonstram a paixão pela verdade, pelo justo, pelo que é certo. São corujas manifestantes, caminhando pelas ruas. As capas partem do pressuposto de passar a mensagem para todos, de forma pensada e estudada”.

Em 124 páginas, a Revista apresenta oito artigos, além do ensaio fotográfico Vozes das Ruas, que mostram as manifestações e o poder da mobilização em várias partes do país, uma sequência de quadrinhos de Bira Dantas, entre outras publicações.

Campanha de Sindicalização

Durante a abertura, o 1º vice-presidente do ANDES-SN e encarregado de Imprensa do Sindicato Nacional, Luiz Henrique Schuch, fez uma apresentação da última etapa da Campanha de Sindicalização do Sindicato Nacional. Além de apresentar o conjunto de peças que integram esta fase – display, balão e artes para cartaz, banner e adesivos -, foi exibido um vídeo, aplaudido com entusiasmo pelos participantes do 33º Congresso (confira o vídeo).

Os materiais apresentados possuem espaço para a inserção das logomarcas das Seções Sindicais do Sindicato Nacional. possuem espaço para a inserção das logomarcas das Seções Sindicais do Sindicato Nacional.

Abertura

A abertura do 33º Congresso do ANDES-SN reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão. Sob o tema central “ANDES-SN na defesa dos direitos dos trabalhadores: organização e integração nas lutas sociais”, a 33ª edição do Congresso reúne docentes – delegados, observadores e convidados – de todo o país, até o próximo sábado (15).

A mesa da plenária de abertura contou com a presença de representantes do Movimento Quilombo Urbano e Moquibom, da CSP-Conlutas, da Fasubra, da Frente Nacional Contra a Privatização

da Saúde, do DCE da UFMA, da Anel, além da presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, do secretário-geral, Márcio Antônio de Oliveira, do tesoureiro do ANDES-SN, Fausto de Camargo, do 2º vice-presidente da Regional Nordeste 2 do ANDES-SN, Daniel de Oliveira Frauco, e do presidente da Apruma, Antônio Gonçalves.

Fonte: ANDES-SN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.