Mobilização estudantil reivindica política efetiva de permanência na UESC

Conforme encaminhamento da Assembleia Geral realizada no dia 5 de Setembro, o Movimento Estudantil (ME) da UESC realizou nesta quarta-feira (11) uma marcha no campus da universidade, entoando palavras de ordem, denunciando a insuficiente política de permanência estudantil e os frequentes atrasos no pagamento das bolsas.

Reitora irrita categoriaApós insistência na porta da reitoria, os estudantes foram recebidos pela reitora Adélia Maria, alguns Pró-reitores e a Assessora de Assuntos Estudantis, Márcia Roseli. Na avaliação dos estudantes, após longa conversa, a administração da universidade fez valer a palavra de ordem “É ou não é piada de salão, Adélia só enrola, nunca trás a solução”. O ME considerou que, nestas condições, só cabe à categoria a intensificação de suas ações.

Entre as principais reivindicações estão o fim dos atrasos no pagamento das bolsas, ampliação do número de refeições subsidiadas no Restaurante Universitário (RU) e modificações para acabar com as filas e garantir o funcionamento do RU nos três turnos de aula.

Os estudantes também querem a implantação de Creche, Residência, Posto de saúde e cobram posicionamento da reitoria em relação às precárias condições do transporte coletivo e as tarifas abusivas das empresas de ônibus de Ilhéus e Itabuna.

O tema também foi debatido na quinta-feira (12), durante no “Seminário de Assistência Estudantil da UESC”, promovido pelo DCE. A atividade sistematizou as propostas do movimento localmente, e que serão levadas para o seminário estadual, agendado para os dias 26,27 e 28 de Setembro, no campus I da UNEB, em Salvador.

Durante o evento, os estudantes vão aproveitar a oportunidade para organizar uma mobilização unificada em nível estadual. conforme reunião do Fórum das Doze, que reúne representantes docentes, estudantis e de funcionários, também está previsto para o dia 9 de Outubro, o “Dia Estadual de Luta”. Na data, as três categorias vão exigir do governo 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento das UEBA,já,  sendo 1 % para rubrica específica de permanecia estudantil.

*Com informações de Sebastião Neto,

bacharelando em química e membro da

Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.