Assembleia da ADUSC aprova indicativo de greve

14980563_1336058113074094_3335344530705129462_n
Foto: Ascom ADUSC

Diante do grave cenário de ataques aos direitos sociais os/as professores/as da UESC aprovaram, em Assembleia, no dia 9 de novembro, o indicativo de greve. A Assembleia também aprovou o apoio à ocupação estudantil da UESC e adesão ao calendário nacional de lutas, com paralisação nos dias 11 e 25 de novembro. As medidas fazem parte da mobilização do ANDES-SN por uma greve nacional das Universidades, que impulsione os demais setores da classe trabalhadora rumo à greve geral. A luta é pela derrubada da PEC 55 (antiga 241), defesa dos direitos trabalhistas e sociais, e contra a MP 746, que trata da reforma do ensino médio.

Indicativo de Greve

Atendendo ao chamado do ANDES-SN, seções sindicais em todo país estão realizando rodadas de assembleias, para discutir e encaminhar sobre o indicativo de greve da categoria docente. A ação pretende fortalecer a articulação com outros setores da Educação, contra a PEC 55 (PEC 241, na Câmara) e contra a MP 746/2016. Além do crescimento das ocupações, já estão em greve servidores técnicos e docentes dos institutos federais (pelo SINASEFE) e servidores técnicos das universidades federais (pela FASUBRA). Os/as docentes de vinte e cinco universidades também já deflagraram greve (saiba mais).

No dia 19 de novembro, representantes docentes das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IFES/IEES/IMES), do ANDES-SN, se reunirão para avaliar os resultados da rodada de Assembleias e apontar novos encaminhamentos. As indicações da reunião serão levadas para apreciação das categorias em nova rodada de Assembleias.

Calendário nacional de lutas

As paralisações das atividades acadêmicas nos dias 11 e 25 de novembro fazem parte do calendário nacional unificado pelas Centrais Sindicais, pela construção da Greve Geral. No dia 11, os docentes da UESC participaram dos atos de rua que ocorreram em Ilhéus e Itabuna, fortalecendo a unidade com diversas categorias. Em Ilhéus, o ato teve início às nove horas, saindo da lateral do Estádio Mario Viana, em direção à Praça da Prefeitura. Já em Itabuna, o ato ocorreu à tarde, saindo às 16 horas do Jardim do “Ó”.

O dia 25 de novembro será o ponto alto da Jornada de Lutas rumo à Greve Geral, e contará com a participação de todas as Centrais Sindicais do país e suas entidades de base. Uma grande marcha à Brasília está agendada para o dia 29, data em que a PEC 55 estará em votação no Senado. A diretoria da ADUSC reforça o chamado à categoria para este importante calendário de lutas. “O momento é grave e exige de todos e todas o envolvimento e o compromisso com a luta. As paralisações e greves são ferramentas necessárias, para que nossas atividades não sejam permanentemente paralisadas pelo congelamento imposto pela sede de lucro de banqueiros e grande empresários. Não vamos pagar com nosso suor e sangue por essa crise que não é nossa!”, ressalta o presidente da ADUSC, José Luiz de França.

*Com informações do ANDES-SN e CSP-Conlutas

Fonte: ADUSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.