Após audiência com reitoria, ADUSC convoca assembleia docente

Ocorreu nesta segunda-feira (27) a audiência entre a ADUSC, o Conselho  de Representantes Departamentais e a reitoria da UESC. Na oportunidade, foram pautadas as condições de trabalho e segurança na UESC, além das pendências e equívocos referentes à DAS, DAI e RTI. A reunião esclareceu aos representantes docentes informações de ordem administrativa, apresentando algumas perspectivas para a luta interna e externa da categoria. O tema será abordado em assembleia docente agendada para esta terça-feira (04).

Confira aqui convocatória

Questionada sobre os problemas referentes à segurança no campus, a reitoria reiterou que a universidade vem se planejando para efetivar os encaminhamentos previsto nos Relatórios de Vistoria Técnica (RVTs) da Polícia Militar da Bahia (veja aqui). No entanto, não apresentou metas e prazos para sanar tais problemas. Segundo a reitora, Adélia Pinheiro, assim como para a garantia de melhores condições de trabalho, a escassez orçamentária tem imposto a administração “elencar prioridades”.

A reitoria também apresentou a lista em que discrimina a distribuição das DAS, DAI e RTI, com nomes, funções e lotação dos beneficiários (disponível aqui e aqui). Atualmente, 31 coordenadores de colegiados de graduação e pós-graduação atuam sem o adicional atribuído ao cargo. O que se dá devido à estagnação do quadro de vagas estabelecido pela Lei 7.176/97 e que não foi atualizado para acompanhar o crescimento da universidade.

Para a diretoria da ADUSC, a reunião serviu para deixar clara a relação entre as reivindicações internas e as pautas de orçamento e ampliação do quadro de vagas, que vêm sendo pautadas pelo conjunto do Movimento Docente através do Fórum das ADs. Entretanto, destaca-se que, a falta de transparência da administração é conivente a uma política em que as prioridades são elencadas sem critérios claros.

Para o presidente da ADUSC Emerson Lucena “a tarefa posta a categoria diante da reunião é de exigir de um lado que se amplie a democracia e a transparência dentro da universidade, e que haja uma unidade para cobrar do governo as condições – orçamento e quadro de vagas – para que os problemas sejam resolvidos”. Neste sentido, a ADUSC convoca a categoria para a assembleia na próxima  terça-feira (04). Na oportunidade serão discutidas as estratégias para solucionar os problemas a partir dos elementos levantando durante audiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.