Professores da UESC aprovam paralisação e ato público contra maior arrocho salarial dos últimos 20 anos

votação

A paralisação foi aprovada em Assembleia realizada nesta terça-feira (17)         

Após três anos sem correção das perdas salariais provocadas pela inflação, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) acumulam o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos. O dado faz parte de uma pesquisa encomendada pelo Fórum das Associações de Docentes (ADs) da UESC, UEFS, UESB e UNEB ao Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Acesse a pesquisa aqui.

Além da questão salarial, os professores reclamam o constante desrespeito aos direitos trabalhistas, e o orçamento insuficiente para a manutenção das universidades. A falta de diálogo por parte do governo também faz parte das denuncias dos professores. Já são mais de 5 meses sem uma reunião com o governo #RuiCorta.

Em resposta a intransigência do governo, o Fórum das ADs realizará um ato público, no dia 25 de Abril, em Salvador. O ato será fortalecido pela paralisação das atividades acadêmicas na UESC, aprovada pela Assembleia nesta terça-feira (17). A proposta também será apreciada pelos professores da UEFS, nesta terça-feira, e na quarta-feira (18) pela assembleia da UESB. Na UNEB, a Assembleia docente realizada no dia 10 de março também aprovou a paralisação das atividades com portões fechados em todos os Campi.

Interessados(as) em participar do ato público devem procurar a secretaria da ADUSC  até a próxima sexta-feira (20), para que sejam providenciados transporte e alimentação.

Análise de conjuntura e os ataques aos direitos democráticos

O Brasil vive um sério momento de restrições à democracia e de retrocessos nos direitos, que acompanham discursos conservadores e violentos. Os exemplos são muitos e atingem também a autonomia das universidades. A ADUSC, assim como o ANDES-SN e a CSP-Conlutas, tem denunciado e se posicionado firmemente frente a esta conjuntura. Entendendo o agravamento destes ataques, exemplificados pela morte da vereadora do PSOL Marielle Franco e a prisão política do ex-presidente Lula, o tema também foi pautado pela principal instância representativa dos professores da UESC.

Sobre o assunto, os docentes deliberaram pela criação de um “Comitê em defesa da democracia e pela liberdade de Lula”. Confira o posicionamento do ANDES-SN sobre a prisão política de Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.