Eleição para a diretoria do Andes-SN nas Universidades Estaduais da Bahia

image

Saiba mais sobre o processo eleitoral  

Nos dias 9 e 10 de maio ocorrerá a votação para escolha da nova diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes–SN). A votação acontecerá nas seções sindicais de todo país de forma direta e secreta. São candidatas para o biênio 2018 – 2020 a chapa 1 “Andes Autônomo e de Luta” e a chapa 2 “Renova Andes”. Saiba como ocorrerá a votação nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

Quem pode votar
Terão direito ao voto todos(as) docentes sindicalizados(as) até 8 de fevereiro de 2018. Conforme o artigo 2º do Regimento Eleitoral, são eleitores todos que se sindicalizaram ao ANDES-SN nesse prazo e estão em dia com as contribuições até 8 de março de 2018. Para votar, o docente deve apresentar um documento original com foto.

Locais de votação
O processo começará a partir de quarta-feira (9). Os locais específicos e horários de votação foram definidos pelas Comissão Eleitorais Locais. Haverá urnas e todas as Universidades Estaduais.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) terá apenas uma urna instalada na Sede da Adusc. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) haverão quatro urnas espalhadas nas cantinas dos módulos I, III e V e na sede da Adufs.
As demais universidades que possuem uma realidade multicampi terão mais de um local para votação. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por exemplo, a votação acontecerá em três seções no campus de Jequié e Itapetinga, nas Sedes da Adusb, e em Vitória da Conquista no Módulo Acadêmico.
As urnas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estarão alocadas em 29 departamentos, com mais uma seção na Sede da Aduneb, Campus Salvador. Ao todo, a Uneb contará com 30 locais para votação. Apenas para os professores da Uneb haverá a possibilidade de voto em trânsito interdepartamental. Ou seja, os docentes da que lecionam em um departamento podem votar em outro.

Sindicalizado de outra seção também vota
Nesse caso, o(a) eleitor(a) assinará lista específica na seção em que se encontra declarando a sua seção de origem. O voto será coletado em envelope separado e a condição de sindicalização será verificada no momento da apuração pela CEL e pela Comissão Eleitoral Central (CEC). Para garantir o sigilo do voto, será utilizado um sistema de envelopes duplos. Conforme circular CEC 19/2018, eleitores(as) de seções sindicais cujas diretorias recusaram-se a informar a lista de aptos a votar, devem apresentar também os contracheques de fevereiro e março de 2018 ou comprovante de sindicalização, emitido por sua seção sindical.

Quem coordena
O processo eleitoral é coordenado pelas Comissões Eleitorais Locais (CEL) e pela Comissão Eleitoral Central (CEC). Conforme circular do Andes nº 19/2018, a CEC é composta pelos seguintes docentes: Diretores do Andes – Alexandre Galvão Carvalho (titular), Luis Eduardo Acosta (1º suplente), Olgaíses Cabral Maués (2ª suplente); Representantes da Chapa 1 – Saulo Henrique Souza Silva (titular), Bartira Telles (suplente), Luis Augusto Vieira (suplente); Representantes da Chapa 2: Fernando José de Paula Cunha (titular), Claudia Lira Santos Junior (suplente), Rachel Nunes da Cunha (suplente); Eleitos na Plenária do Tema IV do 37º Congresso do Andes: Paulo Marcos Borges Rizzo (1º titular), Rubens Rodrigues (1º suplente), Glaucia Russo (2ª suplente ), Luciano Coutinho (2º titular), José Queiroz Carneiro (1º suplente); Américo Kerr (2º suplente).

Resultado
A apuração local dos votos dos(as) docentes será organizada pelas Comissões Eleitorais Locais. Nacionalmente, a computação dos votos será no dia 14 de maio de 2018, conforme a Circular Nº 002/CEC. O resultado oficial será divulgado pelo Andes-SN no dia 16 de maio de 2018, após as possíveis interposições de recursos pelas chapas concorrentes. O Fórum das ADs convida todos(as) filiados(as) a participarem desse processo democrático e fortalecerem o sindicato nacional.

Saiba mais sobre as eleições
Leia o InformANDES Especial sobre as eleições

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.