Dia da Mulher é dia de Luta! Marlene Dantas Presente!

As histórias que remetem a origem do “Dia Internacional da Mulher” são diversas. Datadas no fim do século XIX e início do século XX, todas elas são marcadas pela luta das mulheres trabalhadoras pelo fim das desigualdades socioeconômicas e políticas, do trabalho infantil e por igualdade de direito entre os gêneros.

Foram estas lutas que garantiram as mulheres o acesso ao mercado de trabalho, o direito a votarem e serem votadas. Através de mobilizações e greves essas mulheres conquistaram direitos históricos para a classe trabalhadora, como creches públicas, restaurantes populares e até lavanderias públicas em alguns países.

Mas ainda há conquistas a serem alcançadas. No Brasil, muitas mulheres continuam recebendo menos que os homens para exercer as mesmas funções no trabalho. As tarefas domésticas continuam majoritariamente sobre sua exclusiva responsabilidade, impondo-lhes mais uma jornada de trabalho. Como se não bastasse, a mídia burguesa reafirma cotidianamente a figura da mulher como objeto sexual e responsabiliza-a pela violência sofrida.

Estamos na 7ª posição entre os países no ranking de feminicídio. A cada 2 minutos 5 mulheres são espancadas. Em 2012, 50 mil estupros foram registrados. Enquanto isso, em 10 anos foram investidos pelo governo Dilma apenas R$0,26 centavos por cada mulher brasileira, para combater a violência. O mesmo governo que já investiu mais de 30 bilhões de reais na Copa da FIFA.

Por isso, o 8 de Março deve ser lembrado como uma data para mobilizações, a fim de garantir cada vez mais conquistas de direitos, discutir  as violências morais, físicas e sexuais que ainda acontecem, e impedir o retrocesso das conquistas já alcançadas.

MARLENE PRESENTE!

Pra nós da ADUSC, esta também é uma data para lembrarmos as companheiras de luta que acompanham a história de nossa sessão sindical. Neste dia, escolhemos a professora Marlene Dantas, por sua valorosa trajetória, contribuição e compromisso com a luta do Movimento Docente e pelas transformações sociais.

Marlene é professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC e participou da fundação da ADUSC, ocupando o cargo de tesoureira na primeira gestão, em 1994. A função foi novamente exercida em 2007 e posteriormente em 2011, gestão da qual se afastou no início de 2013, por motivos de doença.

A companheira é por nós lembrada, por sua liderança corajosa, postura solidária, e pela forma carinhosa e humana como sempre agiu e apregoou. Por isso, permanecemos em oração por sua saúde e sua família, e desejamos a ela e a todas as companheiras de luta da ADUSC, um Feliz Dia Internacional da Mulher. LUZ!

6 comentários em “Dia da Mulher é dia de Luta! Marlene Dantas Presente!”

  1. Ótima matéria, parabens.
    Gostei do “Marlene Dantas, presente”. Presente nas lutas e agora presente na luta pela preservação da prórpria vida.

    “Ousar lutar
    ousar vencer”

    (Capitão Lamarca – o capitão da guerrilha)

    José Luiz
    Filósofo / comunista

  2. A ADUSC,
    Compartilho da homenagem, justíssima, prestada a nossa querida Professora Marlene no dia internacional da mulher. Aproveito o ensejo para prestar-lhe a minha particular homenagem como seu amigo e admirador.

    A MESTRA COM CARINHO: Saúde, Paz e LUZ

    Vejo clara e objetivamente que o resumo da felicidade é feito de três ingredientes, não necessariamente nessa ordem. SAÚDE: indispensável para que possamos alçar voos tanto na vida profissional como pessoal. Com a saúde, conseguimos trabalhar, produzir, divertir, enfim, viver! PAZ: do que adiantaria acumular tudo o que podemos conseguir com a saúde, se a paz não estiver presente para “proteger” nossas conquistas? Com a PAZ, conseguimos manter nossas energias positivas e viver sem o estresse de ocupação com o que de fato não merece nossa atenção e LUZ: Para iluminar os nossos caminhos na busca da saúde, da paz e da justiça social, ingredientes que compõem o cardápio diário da professora MARLENE e que desejamos, sinceramente, prá ela nesse momento.

    Com carinho Rozilton

  3. Parabéns a ADUSC pela homenagem prestada à nossa querida colega “Marlene Dantas”, neste 08 de março quando buscamos firmar os direitos das mulheres.

    Companheira Marle Dantas
    Vc. é uma daquelas pessoas que marca a nossa avida para sempre. Quem na UESC nunca recebeu o seu cumprimento afável: “Querida Mestra! Muita Luz”.
    Esta homenagem é justíssima por tudo que vc. representa para a construção do nosso sindicato.
    Vc. é exemplo de luta, carinho e ousadia…

    Mando o meu abraço carinhoso, mestra querida, e muita LUZ para iluminar o seu caminhar…
    Raimunda Assis

  4. “LUZ, MUITA LUZ, Professora”

    Que grata homenagem a uma pessoa que assim cumprimentava e espalhava centelhas de luz para nós!
    Nosso ambiente necessita desta ousadia benevolente, desta iniciativa amorosa e construtiva, desta singular presença – iluminada – com determinada ação profissional.
    Um abraço e daqui rogamos ao Todopoderoso que a acompanhe por nós, derramando muita LUZ sobre ela e sua família.
    Honra-me tê-la conhecido e ser sua colega.

  5. Conheci a Professora Marlene em Barra da Estiva no evento e a convidei para fazer uma oficina de Permacultura em Barra do Choca municipio onde eu trabalho.Todos os que participaram ficaram encantados pelo ser humano Marlene e pelo seu conhecimento e compromisso com a vida.O meio ambiente esta de luto mas haveremos de honrar o que herdamos dos ensinamentos e do seu testemunho.Luz para vc Eterna Professora Marlene.Luz…Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.