ANDES-SN enfatiza revisão da Lei de Anistia

Comissão da Verdade do ANDES-SN deve ampliar relações com outros setores

A Comissão da Verdade do ANDES-SN defende não apenas a revisão da lei da Anistia, mas também a punição daqueles que foram responsáveis por torturas e mortes durante a ditadura militar. Conforme um dos membros da Comissão e secretário-geral do ANDES-SN, Márcio de Oliveira, o objetivo do grupo criado no âmbito do Sindicato não é burocrático, pelo contrário, tem uma tarefa política.

Esta tarefa consiste em jogar luz no interior das universidades, locais em que o regime militar não apenas prendeu e fez “desaparecer” algumas lideranças de oposição, mas também instalou verdadeiras sucursais da ditadura, que cumpriam a tarefa de realizar um controle ideológico nas instituições de ensino.

Segundo o diretor do ANDES-SN, a ideia que a Comissão está colocando em debate no 33º Congresso é que, a partir de março, possam ocorrer reuniões com as comissões da verdade estaduais. A partir dessa interação, o que se pensa é atuar de forma conjunta, até mesmo porque muitas destas comissões já realizaram levantamentos de dados e de nomes também nas universidades, o que permitirá o compartilhamento de informações.

A criação da Comissão da Verdade foi definida durante o 32º Congresso  do ANDES-SN, em março de 2013, no Rio de Janeiro. A efetivação acabou ocorrendo no 58º Conad, realizado em julho do ano passado em Santa Maria (RS), com a nomeação de seus integrantes. A partir de então já foram realizadas diversas reuniões, entre o segundo semestre do ano passado e janeiro deste ano, com o apoio do Grupo de História do Movimento Docente (GTHD).

Uma das iniciativas da Comissão da Verdade do ANDES-SN foi encaminhar às Seções Sindicais um questionário que precisa ser respondido para oferecer mais subsídios à Comissão (confira a circular). Também foi lançado recentemente um material de divulgação do trabalho do grupo, encaminhado às Seções Sindicais.

Os membros da comissão da Verdade são:
Márcio Antônio de Oliveira (Diretoria) – titular
Hélvio Mariano (Adunicentro) – titular
Edson Teixeira (Aduff) – titular
Ana Maria Ramos Estevão (Diretoria) – suplente, substituindo Paulo Cambraia
Elídio Alexandre Borges Marques (Adufrj) – suplente
Antônio Lisboa (Adufcg) – suplente

 

Fonte: ANDES-SN

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.